É comum busarmos por dietas que prometam resultados a curto prazo quando buscamos técnicas e emagrecimento, porém esse não é o caminho ideal. Isso porque o resultado custará muita privação e sofrimento, e o efeito não será duradouro, ou seja, a gordura e o peso estarão de volta rapidamente.

Rodrigo Bomeny, endocrinologista e diretor científico de Medicina da Associação Brasileira LowCarb (ABLC), diz que o importante para manter o peso é focar na qualidade dos alimentos, e não na quantidade. “O segredo está em controlar o que comemos e não o quanto comemos”, diz.

A low carb se enquadra no rol de práticas alimentares que almejam a perda de peso de maneira sustentável. Segundo o médico, diretor-presidente da ABLC, José Carlos Souto, a low carb não deve ser vista como uma dieta mágica de emagrecimento, ao contrário de muitas que são vendidas com promessas milagrosas. “Deve ser utilizada como estratégia a longo prazo, através de mudança permanente de hábitos e estilo de vida, para que os resultados sejam atingidos”, afirma.

José Carlos afirma também que, mesmo podendo ser eficaz, cortar calorias como foco primordial da dieta deixa o indivíduo sempre com fome. “Algo que não me parece viável, muito menos para o resto da vida”, destaca. Por outro lado, de acordo com o médico, quando se restringe carboidratos, a tendência é que o indivíduo perca peso, mesmo saciado, pois ocorre redução espontânea do apetite. “O que é uma grande vantagem”, declara.

Mesmo sendo mais sustentável do que dietas hipocalóricas, não é garantido que a pessoa permanecerá nela por longa data. José Carlos afirma que é natural que em qualquer estratégia de reeducação alimentar as pessoas não sigam adiante e ganhem peso novamente.

Conforme Rodrigo, entre as habilidades e competências que precisam ser estimuladas no indivíduo que deseja transformar seus hábitos alimentares estão crença em si próprio e em suas habilidades; motivação; desenvolvimento de comportamentos que auxiliem no emagrecimento; responsabilidade; compreensão do propósito do emagrecimento; controle emocional; e autonomia.

 

Conteúdo sugerido pela Associação Brasileira LowCarb (ABLC).