Muitas pessoas costumam procurar a fisioterapia apenas quando sofrem algum tipo de acidente. Acontece que essa especialidade também pode ser boa opção para pessoas que sofrem com patologias, doenças crônicas, ou sofreram lesões mais leves, mas que impedem o funcionamento do corpo e a mobilidade.

“Os benefícios da fisioterapia abrangem desde lesões suaves até as mais graves, onde a recuperação da área requer mais tempo. Porém, sabe aquela dor nas costas que te acompanha há meses? Os exercícios praticados durante as sessões podem aliviar a dor e trazer uma vida mais confortável”, conta Bernardo Sampaio, Diretor e Fisioterapeuta do ITC Vertebral de Guarulhos.

Ao longo da vida, o corpo sofre alguns desgastes naturais, e com isso as doenças que atingem os ossos e os músculos podem aparecer. A má postura, a prática de atividades físicas de forma errada e movimentos bruscos também podem causar desconfortos e dores intensas. A dor naturalmente some em alguns dias, mas é preciso ficar atento e procurar ajuda médica, nunca se automedicar.

“Dados da OMS apontam que 80% da população brasileira sofrem com dores nas costas e 36% foram atingidas por doenças crônicas. Geralmente as pessoas tratam tais patologias sozinhas, com analgésicos via oral, compressas e pomadas que promovem analgesia e hiperemia. Mas, o alívio é momentâneo e logo a dor volta a aparecer, muitas vezes mais intensa e até causar agravamento do quadro”, afirma o especialista.

Por isso, é fundamental consultar um especialista. Quando o paciente é encaminhado para um fisioterapeuta, ele irá direcionar exercícios personalizados para o alívio da dor, agindo como tratamento a longo prazo, que irá trazer melhora para todo o corpo, além de atuar na prevenção, usando exercícios de aumento da força muscular, equilíbrio e elasticidade.

“Cada paciente chega ao consultório com uma queixa diferente, dessa maneira, a fisioterapia busca a causa dos sintomas, trazendo alívio e sensação de bem estar, fazendo com que aquele paciente retome suas atividades sem sofrer. É muito importante entender a necessidade individual e prescrever um tratamento personalizado, para obter resultados mais satisfatórios”, conclui Bernardo.

 

Conteúdo sugerido por Bernardo Sampaio.