Talvez você não saiba, mas a maneira mais simples de garantir um vocabulário rico e diversificado para uma criança é inserindo canções infantis, desde antes do nascimento até durante os primeiros anos. Enquanto escutam e cantam, as crianças recebem estímulos que facilitarão sua inicialização na leitura, ativando o cérebro e aflorando os sentimentos.

Além disso, as canções são uma oportunidade para pais e filhos se divertirem juntos e fortalecerem laços afetivos. Com letras fáceis de lembrar, graças ao ritmo e a simplicidade das palavras, elas ajudam a exercitar a memória e desenvolver a concentração e o sentido de linguagem.

“Quando elas escutam as músicas, mesmo que a princípio não entendam, pouco a pouco assimilam as palavras e aprofundam a compreensão de seus significados”, contou a pedagoga Ingrid Goes Lobato Franco. A especialista ainda lembra que as ações lúdicas ajudam a reforçar o significado do aprendizado.

 

De acordo com a especialista, as primeiras canções apresentadas devem ser breves, repetitivas e simples de entender. “Apesar da simplicidade, elas precisam ter letra, e não podem ser simplesmente instrumentais, pois é preciso que a criança se envolva com as palavras”, comenta. Confira mais algumas dicas para estimular as canções em família:

1. Busque o momento adequado para envolver a canção na rotina da criança, como a hora de dormir, do banho, no caminho para escola, etc.

2. Observe as canções preferidas das crianças e dê a liberdade para ela escolher ouvir quantas vezes desejar, mas também apresente novas canções com alguma frequência.

3. Fique atenta às músicas que a criança já consegue cantar sozinha e observe o desenvolvimento e o aprendizado acumulado.

“Mesmo a criança que ainda não sabe ler passa naturalmente a se interessar pelas palavras à medida que acompanham e aprendem a cantar vendo as ilustrações”, comenta Ingrid.

 

Conteúdo sugerido por Kumon.