Em algum momento de nossas carreiras, surge um desafio que pode ser um divisor de águas para o futuro. E quando esse momento é bem no começo da vida profissional? Esse foi o início da trajetória de sucesso da arquiteta Juliana Abad.

O desafio foi proposto por uma grande construtora, que pediu para Juliana e outra arquiteta desenvolverem dois projetos diferentes de edifício residencial para o mesmo terreno. Medo? Insegurança? Nada disso! Juliana encarou o desafio e mergulhou de cabeça na oportunidade que o projeto oferecia. “Entreguei algo além do que imaginavam, um projeto de edifício de alto padrão, com quatro suítes, que não era muito comum na época. Ganhei o projeto e essa construtora se tornou o meu primeiro cliente”, conta.

Juliana não é dessas que sempre sonhou em fazer Arquitetura. Sua paixão era a criatividade e ela tinha certeza de que seguiria uma profissão ligada a essa habilidade. “Descobri a Arquitetura no cursinho e me apaixonei por ela”, explica a profissional.

As referências que Juliana encontra no dia a dia, seja na natureza, em viagens ou eventos artísticos acabam entrando no processo criativo. “Quando gosto de algo, arquivo na memória e penso que um dia vou usar. Sempre resgato essas referências e memórias a cada novo projeto que faço”, destaca. Essa criatividade fez com que Juliana se destacasse em áreas diversas de atuação. Seu escritório realiza projetos residenciais, corporativos e muitos trabalhos de arquitetura de interiores que vão desde espaços menores e pequenas reformas até edifícios completos.

Com tantas intervenções em diferentes segmentos, fica difícil escolher as de maior destaque, mas a arquiteta cita projetos desenvolvidos para o grupo do Mendes Plaza Hotel e para a Santos Brasil Terminais como marcantes e que mudaram o rumo da sua carreira.

“Não imaginava chegar onde cheguei, até porque montar um escritório de arquitetura não é nada fácil no começo. Meu pai sempre me aconselhou a primeiro conquistar meus clientes e depois montar o escritório. E foi assim que comecei, trabalhando em casa, captando clientes e montando o espaço aos poucos”, relembra a arquiteta.

Segundo ela, o diferencial do seu trabalho está no perfeccionismo, em respeitar a individualidade e a história dos clientes e no acompanhamento individualizado em todas as fases do projeto e da obra. “Confiro e acompanho tudo de perto: atendo meus clientes, acompanho a obra, auxilio na escolha dos acabamentos e nas visitas às lojas”, completa Juliana.

Todo esse trabalho minucioso é feito para que cada obra e projeto tenha a personalidade de do cliente nos mínimos detalhes, criando espaços únicos que verdadeiramente refletem a energia, a essência e as histórias das pessoas e empresas. “Minha expectativa é continuar conquistando muitos clientes, mas que eles sempre se sintam únicos, especiais e satisfeitos com o resultado do meu trabalho”, diz.

Para realizar tudo como foi pensado desde o projeto e atender às expectativas dos clientes, Juliana quase sempre utiliza móveis planejados.

“Ultimamente trabalho com esse tipo de produto em 90% dos meus clientes. A principal vantagem dos planejados é que toda a pesquisa já foi feita pelas empresas com relação a novas tecnologias, materiais, inovações de design e produtos”, afirma a arquiteta.

O projeto mostrado nas fotos foi feito com móveis planejados da SCA para um apartamento de temporada e o resultado foi bacana por causa da integração dos ambientes – cozinha, sala e terraço. “Essa foi uma premissa da cliente, que não queria ficar isolada na cozinha, podendo curtir com a família e os amigos. O resultado final foi a integração dos ambientes com a mesma linguagem em todo o mobiliário, desde a cozinha até o terraço, onde usamos a linha Attico, da SCA, que é ao mesmo tempo muito funcional e moderna.