Algumas ocasiões, como encontros, aniversários de pessoas queridas ou comemorações especiais, pedem por uma forma diferente de celebrar, e uma receita caprichada é sempre uma boa pedida. Se aventurar na cozinha é muito mais divertido e fácil quando temos a intenção de agradar alguém que amamos.

Para ajudar aqueles que estão à procura de opções deliciosas e práticas para uma ocasião especial, separamos quatro receitas para agradar diferentes paladares. Confira!

Bolo Especial de Chocolate

Ingredientes:

Cobertura e recheio (ganache)

– 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
– meia xícara (chá) de manteiga
– 375g de chocolate meio amargo picados
– 1 lata de creme de leite

Massa

– meia xícara (chá) de chocolate em pó
– meia xícara (chá) de açúcar mascavo (100g)
– 1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo
– meia colher (sopa) de fermento em pó
– meia colher (sopa) de bicarbonato de sódio
– meia xícara (chá) de manteiga
– 150g de açúcar
– 1 colher (sopa) de baunilha
– 3 ovos

Preparo:

Cobertura e recheio (ganache)

Em uma panela, coloque o açúcar mascavo, a manteiga, 100ml de água e leve ao fogo baixo para derreter. Quando começar a ferver retire do fogo, acrescente o chocolate e misture delicadamente até que esteja derretido. Acrescente o creme de leite e bata delicadamente, com uma colher, até formar uma cobertura lisa e brilhante. Cubra com plástico-filme e deixe descansar. Reserve.

Massa

Em um recipiente, coloque o chocolate em pó e o açúcar mascavo e cubra com 250ml de água fervente. Misture e reserve. Em outro recipiente misture a farinha, o fermento em pó e o bicarbonato e reserve. Em uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar uma mistura esbranquiçada e fofa. Adicione a baunilha e vá intercalando os ovos e a mistura de ingredientes secos, sem parar de bater. Adicione a mistura de chocolate em pó e açúcar mascavo reservada e bata bem até incorporar tudo.

Distribua a massa em 2 formas redondas (20cm de diâmetro), untadas com manteiga e com o fundo forrado com papel manteiga, untado com manteiga, e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Outra forma de saber se a massa está no ponto certo é espetar com um palito, se este sair limpo, está pronto. Retire do forno, espere amornar e desenforme. Com o auxílio de uma faca, corte cada uma das massas ao meio, formando 2 fatias.

Em um prato de servir, coloque uma das fatias, coloque um pouco de recheio e cubra com outra fatia. Espalhe mais recheio, coloque a outra fatia, recheie novamente e cubra com a última fatia. Leve para gelar por cerca de 1 hora. Espalhe o restante da ganache sobre a superfície e as laterais do bolo, para fazer a cobertura, e modele, fazendo movimentos com o auxílio de uma colher. Sirva a seguir.

Tiramissu com Creme de Ricota

Ingredientes:

– 400g de ricota
– 3 colheres (sopa) de açúcar
– 1 lata de creme de leite
– meia colher (chá) de essência de baunilha
– 2 colheres (sopa) de Nescafé
– meia colher (sopa) de licor de amêndoas
– 1 pacote de biscoito tipo champagne
– 100g de chocolate meio amargo picado
– chocolate em pó para polvilhar

Preparo:

Em um liquidificador, bata a ricota com o açúcar, o creme de leite e a essência de baunilha. Reserve. Em um recipiente, dissolva o Nescafé em 1 xícara (chá) de água e adicione o licor. Passe os biscoitos por essa mistura. Em um recipiente refratário ou forma de bolo inglês (25 x 9 x 7cm), monte camadas alternadas com o creme, o biscoito e o chocolate, finalizando com o creme. Polvilhe o chocolate em pó e leve à geladeira por 2 horas. Sirva gelado.

Gelatina mosaico

Ingredientes:

– 1 caixinha de gelatina em pó sabor limão
– 1 caixinha de gelatina em pó sabor abacaxi
– 1 caixinha de gelatina em pó sabor morango
– 1 caixinha de gelatina em pó sabor uva
– meio envelope de gelatina em pó sem sabor (6g)
– 1 lata de leite condensado
– 1 medida (da lata) de leite

Preparo:

Em recipientes refratários retangulares ou quadrados, prepare as gelatinas coloridas separadamente, diluindo cada uma delas em meia xícara (chá) de água fervente e meia xícara (chá) de água fria. Deixe esfriar e leve à geladeira, até que fiquem bem consistentes. Retire da geladeira e corte em cubos. Reserve.

Junte 5 colheres (sopa) de água fria à gelatina sem sabor e leve ao fogo em banho-maria até dissolver. Em um liquidificador, bata o leite condensado com o leite e a gelatina sem sabor dissolvida até ficar homogêneo. Coloque os cubos reservados de gelatina em taças, despeje sobre eles a mistura de Leite MOÇA e leve à geladeira até ficar consistente.

Quiche de Tomates com Manjericão

Ingredientes:

Massa

– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 1 e meia colher (chá) de tempero para legumes e saladas
– 1 colher (chá) de fermento em pó
– 5 colheres (sopa) de manteiga
– meia lata de creme de leite
– 1 gema

Recheio

– 5 ovos
– meia lata de creme de leite
– 200g de queijo mozarela ralado
– 100g de queijo parmesão ralado
– meia xícara (chá) de manjericão fresco picado
– 1 pitada de noz-moscada ralada
– 1 colher (chá) de sal
– 200g tomates-cereja

Preparo:

Massa

Em um recipiente coloque a farinha de trigo, o tempero e o fermento em pó. Junte a manteiga, o creme de leite e a gema e misture bem até formar uma massa homogênea que desgrude das mãos. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 20 minutos. Abra sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo e forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível (25cm de diâmetro). Fure o fundo com um garfo e leve para assar forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Retire do forno e reserve.

Recheio

Em um recipiente, com o auxilio de um garfo, bata os ovos e o creme de leite. Adicione o queijo mozarela, o queijo parmesão, o manjericão, a noz-moscada e o sal e misture bem. Coloque sobre a massa reservada já fria e espalhe os tomates-cereja, distribuindo-os por toda a torta. Leve para assar em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que o recheio esteja firme e dourado. Sirva quente ou fria.

 

Conteúdo sugerido por Nestlé.