Passear com cachorro pode parecer fácil, mas o que muitos não sabem é que a tarefa exige alguns cuidados especiais para garantir a segurança e qualidade do passeio. Para ajudar a identificar e trabalhar esses erros, a veterinária Alessandra Amieiro falou sobre cada um desses erros e como evitá-los. Olha só:

1. Não passear: não importa se o bichinho vive em uma casa com quintal. Passear com cachorro continua sendo uma necessidade tão importante quanto alimentação, vacinas e amor. Os passeios são responsáveis pela manutenção da saúde física e emocional do cachorro.

2. Não utilizar guias/coleiras: alguns donos têm o hábito de passear com seus cachorros sem guia ou coleira. Essa escolha coloca em risco a vida do cachorrinho, uma vez que o deixa vulnerável a ser atropelado, comer algo impróprio jogado na rua ou mesmo se envolver em brigas com outros cães.

3. Passear sem plaquinha de identificação: a plaquinha de identificação facilita a busca pelo cachorro em caso de fuga ou de algum outro eventual incidente. Adquira uma para o seu cãozinho e grave nela o nome do seu animal e um telefone para contato.

4. Passear em qualquer horário: não passeie com o seu cachorro em horários em que o sol está muito forte e o chão muito quente. Isso evita que o seu cãozinho queime as patinhas e fique desidratado.

5. Censurar o cachorro por fazer as necessidades na rua: é comum que durante o passeio o cachorro aproveite para fazer suas necessidades. Portanto, não censure o seu cãozinho quando isso acontecer. Pelo contrário, tenha sempre consigo saquinhos para coletar as fezes e descartá-las no lixo.

6. Não oferecer água: alguns donos só dão água para os seus cachorros ao voltarem para casa. Evite fazer isso e tenha sempre consigo um pouco de água e a ofereça ao seu cãozinho durante o trajeto. Isso garante que ele esteja sempre hidratado.

7. Não respeitar o limite físico de cada cachorro: todo cachorro precisa passear, mas a duração do passeio tem de estar adequada às necessidade de cada animal. Pugs, por exemplo, têm fisiologicamente algumas limitações respiratórias. Portanto, cães dessa raça não podem ter, necessariamente, um passeio com a mesma duração e velocidade que o de um cachorro da raça Golden, que possuem uma outra estrutura física. Respeite o tempo do seu cãozinho e garanta a ele um passeio de qualidade.

 

Conteúdo sugerido por DogHero.