Ter um cachorro é certeza de muitas alegrias nos seus dias, mas é preciso lembrar das responsabilidades que chegam com o bichinho. Para te ajudar nos cuidados com cães, a veterinária Alessandra Amieiro destacou 6 erros comuns que os donos cometem quando o assunto é saúde dos peludos. Confira:

1 – Dar comida de humano

Um erro muito comum é complementar a ração dos cães com comida de humano. Esse hábito é um dos fatores que mais contribui para a obesidade em cachorros. Além disso, alimentos como chocolate, uva, açaí, carambola e tomate, por exemplo, são tóxicos e outros são de difícil digestão para os cãezinhos, podendo fazê-los engasgar. Mesmo que o cachorro faça cara de pidão, resista. É o melhor para a saúde dele!

2 – Não seguir a quantidade de ração recomendada

A ração de cachorro é um alimento completo, que deve suprir todas as necessidades nutricionais do animal. Ela é uma forma mais fácil e prática de alimentar o seu cãozinho: depois de escolhida, basta oferecer a quantidade ideal para o animal diariamente. A informação sobre a quantidade de ração a ser oferecida está presente no rótulo e é importante que seja seguida à risca para evitar tanto a obesidade quanto a desnutrição. Consulte também o médico veterinário antes de decidir pelo alimento e a quantidade a ser oferecida ao seu cachorro.

3 – Escove os dentes do seu cãozinho

Pesquisas mostram que mais de 80% dos cães com mais de 6 anos apresentam problemas periodontais. Isso acontece porque muitos donos de cachorro não incluem a escovação dos dentes na rotina de higiene de seus bichinhos. O ideal, segundo Alessandra, é que a escovação seja feita diariamente e com produtos específicos para cachorro.

4 – Pular algumas vacinas

Algumas pessoas focam apenas nas vacinas no período em que os cães são filhotes, e pulam algumas imunizações conforme o cão vai crescendo. É importante seguir à risca o protocolo vacinal e, principalmente, as orientações do veterinário com relação ao período de imunização. Se o profissional disser que o cãozinho não pode se expor a outros cães durante um período, siga a orientação.

5 – Medicar o cachorro em casa

Essa prática nunca deve ter feita, pois alguns medicamentos próprios para cães podem ser tóxicos para algumas raças e a dosagem errada pode levar a óbito. Fique longe dos remédios caseiros e em hipótese alguma tente fazer uma avaliação usando o Google. Quando o seu cachorro se sentir mal, leve-o imediatamente a um veterinário. Ele saberá não apenas identificar a razão do mal-estar, como também decidir qual o melhor procedimento para cuidar da saúde do seu cãozinho.

6 – Meu cachorro fica solto em casa, por isso não passeio com ele

Mesmo que seu cachorro fique solto em casa, com um quintal para explorar ou até mesmo com outro cachorro para brincar, isso não anula a necessidade dos passeios. Os cães precisam gastar energia, sentir cheiros diferentes e conhecer outros espaços além do ambiente da casa. O passeio é importante para deixar o cãozinho feliz, mais calmo e sociável com outros cachorros e pessoas. Além disso, reduz a ansiedade do animal e, com isso, diversos problemas de comportamento, como o hábito de destruir objetos e latir em excesso.

 

Conteúdo sugerido por DogHero.