Mãe e filha embarcaram juntas nessa grande aventura de produzir conteúdo para a internet como influenciadoras e descobriram que a chave para o sucesso é o equilíbrio. Conciliando uma agenda cheia de viagens e compromissos profissionais, mas sem deixar de lado a vida pessoal, Luara e Fabi contam quais foram os desafios no começo, o que aprenderam com eles e dão um gostinho dos planos que têm para o futuro.

Com mais de 7 milhões de seguidores no Instagram e passando a marca de 3 milhões de inscritos no seu canal do YouTube, Luara é um fenômeno da internet e sabe a responsabilidade que carrega, mas toca tudo de forma leve – como deve ser na sua idade. Instagram @luara

Revista Studiobox – Como foi o começo dessa aventura?
Fabi – Quando a Luara tinha 10 anos, me pediu para ter um canal no YouTube com as amigas. Ela curtia muito e logo quis fazer um canal sozinha. Eu sempre ajudei e apoiei, mas quando ela pediu um tripé de Dia das Crianças entendi que ela realmente queria fazer isso.

Luara – Eu sempre quis ser youtuber. Assistia aos vídeos e me inspirava muito, desde pequena, então decidi criar o meu canal. Nunca imaginei que ia conseguir crescer assim nas redes sociais, mas com trabalho e esforço consegui e vi que realmente era o que eu queria.

Luara Fonseca

Você já via o potencial dela?
Fabi – Eu sempre falei que ela seria artista. Quando você tem uma filha muito tímida, que quando liga a câmera vira outra pessoa, você já sabe que ela tem talento pra isso.
No aplicativo do Musical.ly, onde ela interagia com outros influenciadores, percebi que ela era boa nisso, inclusive comparando com os adultos. Sabia que era ali que ela tinha que mostrar o potencial dela. Fazíamos muitos vídeos e o crescimento foi bem rápido, por mais de um ano ela ficou em primeiro no ranking nacional e chegou a conquistar o ranking mundial algumas vezes.

Vocês consideram isso um trabalho?
Luara – Sim, nos dedicamos por muitos anos para conquistar o que conquistamos. Uma das coisas mais legais da minha vida é ver o quanto eu consegui evoluir e crescer no meio. E eu curto muito fazer, é meu passatempo, minha diversão, e ao mesmo tempo eu levo muito a sério.

Fabi – Todo mundo vê o resultado do trabalho e acha que é só diversão. Nos dá muito prazer, mas ainda é trabalho. É um investimento para o futuro. Nossa cultura diz que o jovem não tem que fazer nada até se formar na escola e, de repente, ele tem que decidir o que quer fazer para o resto da vida. Ela precisa viver experiências enquanto é jovem para entender o que quer e o que gosta de fazer. Ela está amadurecendo, aprendendo como tratar as pessoas, lidar com o público e com as frustrações, a dar valor para cada conquista. Coisas que serão válidas para a vida inteira.

Fazer isso mudou a relação de vocês?
Eu e Luara somos muito amigas e parceiras. Ela quis ser youtuber, mas ela poderia ter chegado para mim e falado que queria ser cozinheira. Eu ia ensinar o que eu sei fazer na cozinha, montar uma estação gourmet em casa, colocar ela em cursos de culinária. É o que eu tenho que fazer como mãe: ajudar, apoiar e incentivar.

Luara Fonseca

Luara – Minha mãe sempre me apoiou, desde o começo, e ela me ajuda muito com tudo. Se não fosse por ela, eu não seria metade do que eu sou, então sou muito grata a tudo que ela fez por mim, o quanto ela me incentivou, e eu adoro fazer isso com ela. Somos a dupla perfeita! Ela tem várias ideias legais e a gente se completa. Acho demais ter a minha mãe sempre por perto, é uma amiga e uma companheira, é muito legal poder fazer tudo isso do lado dela.

Como sua família lida com isso?
Fabi – Eles sempre apoiaram, a gente sempre foi assim. Por isso eu consigo fazer muitas coisas com a Luara, porque a família apoia e entende que o trabalho precisa disso. Meu marido ajuda, viaja com a gente. A sempre teve muito apoio, inclusive da escola.

E qual é o seu papel nesse processo?
É igual ao de qualquer mãe, fazer de tudo para que o filho seja feliz. Sou uma facilitadora nessa caminhada, para que ela seja uma pessoa boa e tenha conteúdo bom para oferecer. Você pode caminhar sozinha, com alguém que quer ganhar dinheiro com você ou com alguém que te ama e quer o seu sucesso. Isso faz toda a diferença. Se a Luara mudar de ideia hoje e não quiser mais fazer isso, eu vou mudar de ideia junto com ela. Meu papel como mãe é trazer segurança e uma base sólida para que ela se sinta segura se tiver que cair e precisar de ajuda para se levantar.

Quais foram os desafios no começo?
Para mim, foi aprender a lidar com os haters, porque é muito difícil ouvir as pessoas falando mal da sua filha. Para a Luara, acho que foi lidar com a inveja, principalmente de pessoas próximas.

Luara Fonseca

E quais são os desafios hoje?
Encontrar o equilíbrio. Esse ano estamos finalmente conseguindo equilibrar tudo, colocando as coisas nos eixos do jeito que a gente gosta. Nós duas estamos felizes, entendemos o que somos e queremos e temos orgulho disso.

Quando percebeu que tinha se tornado uma influenciadora digital?
Luara – Acho que foi quando eu comecei a receber mensagens de pessoas dizendo que se influenciaram por alguma coisa que eu postei, que começaram a fazer igual, coisas bestas do dia a dia mesmo. Elas mandavam “Luara, eu também faço isso agora, igual você!”. E a gente influenciar para o bem é muito importante, estar ali como influenciador para ajudar as pessoas a serem sempre melhores. As pessoas me contam que estavam tendo um dia muito triste, assistiram aos meus vídeos e ficaram melhores, isso me faz muito feliz.

Fabi – Acho que até hoje ela não percebeu. Ela é muito desligada, do tipo que dá um escândalo porque outro influenciador está seguindo ela. Daí vou ver quem é e ele tem bem menos seguidores do que ela, que tem mais de 5 milhões! Mas ela não se vê desse jeito, embora entenda a responsabilidade de ser uma influenciadora. Acho que percebemos que estava dando certo quando ela ganhou o primeiro fã-clube, lá no começo, quando ela não tinha nem mil seguidores no Instagram.

Qual é a melhor parte disso tudo?
Ela adora conhecer os ídolos e viajar. Quando eu perguntei porque ela queria ser youtuber ela respondeu que queria conhecer os outros youtubers e viajar o mundo, era a visão que ela tinha. E hoje ela é amiga de vários dos quais era fã e trabalha com viagens, que é o foco principal do canal.

Luara Fonseca

Luara – Também gosto muito de me organizar e estar em dia com as minhas postagens. Gosto de postar foto todo dia no Instagram, de estar com uma frequência boa no YouTube. Eu não tenho um dia certo para postar vídeo, porque eu acho que a minha criatividade tem que fluir naturalmente, então a gente não coloca muita regra. Gosto de sempre produzir conteúdo que agrada o meu público, de me organizar, adoro organização!
Nas horas de lazer eu curto sair com as minhas amigas, ficar com o meu namorado, assistir séries, andar na praia, fazer exercício.

E o que menos gosta de fazer?
Fabi – Propaganda, sem dúvidas! Precisamos encontrar outro meio de ganhar dinheiro, para que isso seja realmente o trabalho da vida dela. Sabemos que é necessário, que ela é uma vitrine, mas temos muito filtro na hora de fechar parcerias. Então é só o que ela quer, gosta, consome ou gostaria de consumir.
E é por isso que dá tão certo com viagens, porque ela gosta de verdade, é muito curiosa, quer conhecer o mundo. Ela não desfila, não faz foto para catálogo, não vende coisa que não gosta, não importa o dinheiro.

O que ainda gostaria de fazer?
Luara – Eu estou em um momento em que estou conseguindo realizar vários sonhos. Agora introduzi o canto na minha vida. Eu sempre gostei de cantar, mas não sou cantora, então estou estudando para ver se consigo melhorar e evoluir.
Gosto sempre de criar conteúdo diferente, estou me dedicando mais à dança e até gravei um cover de uma música para o YouTube. Fiquei muito animada com esse projeto, porque a gente trabalhou bastante e deu tudo certo. Gostaria também de fazer uma série ou um filme, que eu adoro, no meu canal!

Como conciliar essa rotina maluca com a escola?
Fabi – Todo mundo tem essa imagem de que a gente só viaja, porque o que vai para as redes sociais é a diversão. Mas ela tem uma rotina normal de segunda a sexta, estuda, vai na escola, tem aula de canto, de dança, pratica esportes, faz lição de casa. O trabalho não atrapalha em nada, porque ela é uma aluna muito dedicada. É meio doido conciliar tudo isso, mas a gente tira de letra.

Como lidar com a responsabilidade de influenciar as pessoas?
A Luara tem 14 anos e já escreveu um livro. Por mais que ela não se veja como famosa, ela sabe que é uma referência para outras pessoas, e que isso é uma responsabilidade enorme.
Acho que todos nós somos responsáveis por fazer do mundo um lugar melhor e temos o papel de influenciadores. Quando a gente tem privilégios – como família, amor, casa – temos a obrigação de passar o melhor que pudermos para as pessoas, porque muita gente precisa disso para se encontrar na vida e seguir um caminho melhor.
A responsabilidade é enorme, mas é natural, não é uma coisa pesada.

A exposição na Internet incomoda?
Tem coisas que são naturais, porque você está exposto mesmo, é uma vitrine. As pessoas vão entrar no seu espaço e você precisa disso para fazer a coisa fluir. Mas, existem coisas que vão além, como invasão de privacidade. Não é porque o seu trabalho te expõe que isso dá o direito de as pessoas falarem o que quiserem e cobrarem coisas. Mas acho positivo lidar com isso de uma forma mais leve.

Você ouve críticas com relação a criação da Luara?
O que me incomoda com relação às críticas é ver como as pessoas julgam sem saber. Já fui julgada como uma ‘mãe desnaturada’ e eu sou uma mãe muito presente e amiga e a Luara é bastante ajuizada, faz as coisas no tempo dela.
Ela lida com isso super bem, não liga, dá risada, nunca se preocupou com haters. Eu já me importei mais, mas hoje eu tenho mais pena das pessoas que criticam sem saber.

O que essa experiência acrescenta para o futuro?
A Luara é muito tímida e essa experiência tem ajudado muito. Hoje ela fala em público, melhorou as apresentações de trabalho na escola e a convivência com jovens, ajudou a fazer amizades, ela ficou mais independente. E além disso, ela também aprendeu a ter uma profissão. Sabe fazer uma filmagem com qualidade, uma postagem como uma empresa de marketing espera, sabe engajar conteúdo, mexer em aplicativos de edição, ferramentas da internet. Ela fuça, aprende e se vira sozinha.

Luara e Fabi Fonseca

E além das habilidades profissionais?
Ela aprendeu a lidar com o público, com as frustrações, a respeitar o espaço do próximo, isso tudo trouxe maturidade para ela. Emocionalmente, ela ficou mais forte.
Eu só vejo coisas boas saindo disso, até na escola ela melhorou. Ela era aquela aluna que só tirava 9 e 10, até chorava se tirasse 8. E eu não vejo isso como uma coisa boa, de forma alguma, porque a gente não tem que ser escrava de nada na vida. Hoje, se ela tira 6 já fica feliz, porque sabe que se esforçou para tirar aquela nota.

Qual o conselho para quem quer começar a produzir um bom conteúdo na Internet?
A internet se sobressaiu porque trouxe verdade, a TV é muito mentirosa. A gente respeita a TV, mas é um marketing voltado pro lucro, é mais fácil e às vezes até necessário fazer uma coisa fake.
O meu melhor conselho é não permitir que isso aconteça, porque é o diferencial da internet. As pessoas gostam do que é real. Tragam verdade, sejam vocês mesmos, façam o que vocês acreditam.

Como foi escrever um livro?
Luara – Foi uma experiência única, eu não tinha feito nada parecido ainda. Achei muito legal poder interagir com os meus fãs de uma forma diferente, mais próxima, falando sobre coisas que eu nunca tinha falado antes nas minhas redes sociais. Fiquei com um pouco de medo, no começo, de fazer um livro e não saber o que colocar nele, mas até sobrou ideia! Então tenho vontade de escrever outros livros e focar em outros temas que ainda não foram falados.
Além disso, conhecer as pessoas, fazer encontrinhos pelo Brasil, ter a honra de participar da Bienal do Livro, foi demais, adorei tudo.

Fabi – Foi uma experiência maravilhosa, não achei que ela fosse mergulhar nisso dessa forma. Ela está tão empolgada com isso de criar, escrever e desenvolver projetos, que acabou de escrever um filme! Foi uma surpresa para mim, para ela e para a editora.

Quais são os planos para o futuro?
Queremos continuar fazendo o que a gente faz e vivendo o presente. Estamos com um projeto novo para fazer um apartamento de locação chamado ‘Apê da Luara’, que vai ser um apartamento e o estúdio onde ela vai gravar durante a semana, e no final de semana as pessoas vão poder se hospedar lá. A gente quer investir nisso, e ela está muito empolgada.
Quem sabe um dia a gente consiga fazer esse mesmo projeto em Orlando (EUA), porque o sonho dela é ter uma casa na Disney. Mas continuando com as redes sociais, viver o hoje, fazer o que gosta sem se preocupar muito com o amanhã.

FOTOS Tyaro Studio