Entenda o papel das criptomoedas, desde os famosos Bitcoins até a moeda do Facebook

O mundo acompanha atento o crescimento da Bitcoins, desde a polêmica da Libra, moeda do Facebook, até a possível criptomoeda emitida pela China e já anunciada pelo Banco Central Chinês.

Talentos são criados aqui em nosso quintal, pois Santos exporta diversas iniciativas no segmento. Um dos fundadores da Blinktrade – empresa que fornece tecnologia para diversas corretoras pelo mundo – é nascido em Santos e, apesar de morar fora do país, sempre está pela cidade.

Uma iniciativa local tem ligação inédita entre o mundo cripto e a música: a Spybatcoin, da empresa Spybatmusic, promete recompensar usuários com seu token quando fizerem download de músicas na plataforma. Além disso, o token será usado para pagar shows inéditos. Grandes atrações nacionais e internacionais já estão no projeto e o fato do fã só comprar ingresso com spybatcoin fará a moeda ser sucesso de vendas e valorizar rapidamente.

A BoletocomBitcoin é uma iniciativa santista para pagamento e liquidação de boletos que recebe o bitcoin e faz a transação em nome do usuário. Os sócios Kaio Gomes e Luciano Oliveira lançarão também uma integração de pagamentos para lojas virtuais.

Para os fãs de trade, mais experientes e investidores de criptoativos, o robô de trade e arbitragem Anubis, também foi desenvolvido na terra dos canais.

Se você sonha em sacar bitcoin em um caixa eletrônico, nos próximos meses poderá comprar e vender bitcoin em um terminal localizado no Praiamar Shopping. A empresa já fez o anúncio e está nas tratativas para iniciar as operações.

Já imaginou investir em precatórios, imóveis ou até jogadores através de um token? Isso já é possível, a empresa MyToken, estabelecida em Santos, “tokeniza” ativos em uma iniciativa bem inovadora no Brasil. Os sócios Reginaldo Andrade, Romolo Biancifiori e Thiago Braz atendem o mercado brasileiro e já estão expandindo para Portugal.

Está na hora das autoridades locais ficarem atentas a esse movimento de criptoativos, pois nossa cidade e região têm potencial para ter um polo incentivado para o segmento. O título sugere o nome Cripto Coast (Costa da Cripto), um selo para elevar o nome da cidade para o mundo, expondo que essas iniciativas surgiram e foram desenvolvidas com a força de trabalho local.

Vamos embalar essa cidade para vender toda tecnologia que ela é capaz de gerar! E estamos falando somente em criptomoedas, algo essencialmente novo e que crescerá nos próximos anos.