Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher08 de março, a MTV deu início a uma campanha em toda a América Latina que pretende aquecer as discussões sobre a desigualdade de gênero. O mote, “Para e Pensa – Desigualdade de Gênero Também é Problema Seu”, tem o objetivo de expor situações enfrentadas por mulheres e abrir a conversa com o público para reafirmar que a responsabilidade social é de TODXS

A programação de todos os países foi invadida por intervenções gráficas com frases sobre a violência contra as mulheres (e vale reforçar que isso foi em meio a exibição de um programa e não durante intervalos comerciais). Um QR Code fixo na tela levava a audiência ao Instagram da MTV para acompanhar um carrossel com imagens desta iniciativa e também com a explicação do mote da campanha. 

Sem levar em consideração quem é de direita, centro ou esquerda, a questão levantada está acima de qualquer conversa partidária. Tampouco importa a religião, crenças, gostos ou convicções, o que importa é combater as agressões contra as mulheres, em todas as suas formas >> Para e pensa: a desigualdade de gênero é um problema meu e seu também. É um problema nosso, de absolutamente todxs. 

Nas TV e nas redes sociais, a MTV exibiu frases de depoimentos de artistas como Jojo MaronttinniKarol Conka, Tiê e Madonna, além de dados numéricos sobre a desigualdade de gênero no Brasil. “Se você presenciar alguma cena de assédio e não fizer nada, você é cúmplice daquele abusador”, afirma Conka em depoimento a campanha da MTV, #PqMulher, em 2018. 

“Eu escutei de uma outra pessoa do meio artístico que eu só tava ali porque tinha chupado muito p**”, relata Tiê, também em depoimento a campanha da MTV, #PqMulher, em 2018. 

“A MTV sempre se engajou em campanhas sociais. Seja sobre sexo seguro, sobre a importância do voto consciente ou mesmo com promos que incentivam o jovem a ser “ele mesmo”, independente de sexo, cor, raça. Inclusive, tivemos algumas campanhas sobre mulheres, como a #PqMulher, e agora, mantemos esse foco, mas trazendo a igualdade de gênero como tema central, um tema tão em evidência no mundo todo“, destaca Natasha Szaniecki, Diretora Sênior de Comunicação e Impacto Social da ViacomCBS Brasil. “Interagir dessa forma com a nossa audiência é fundamental para que campanha não seja feita somente para convencê-los, e sim, conquistá-los. Estou convicta de que quem assistir, irá parar e pensar. E é isso que queremos, esse é o nosso objetivo” finaliza ela. 

A campanha Para e Pensa foi dividida em três fases ao longo de dois meses, sendo a primera delas celebrada neste Dia Internacional da Mulher, e terá como ponto alto a entrega do prêmio de Impacto Social “Transforma MIAW’, no palco da terceira edição do evento, em São Paulo, ainda neste primeiro semestre. 

MTV Brasil tem como público-alvo os jovens, principalmente na faixa etária de 15 e 30 anos – quase metade da audiência do canal é formada por pessoas de 18 a 34 anos. A MTV é top of mind dos jovens brasileiros: reúne programação variada e multiconectada, assim como o perfil de seus espectadores. Só no Brasil, são mais de 15 milhões de domicílios assinantes, com potencial de impacto de aproximadamente 47 m7ilhões de pessoas. A marca MTV está presente em várias plataformas digitais: no app MTV Play, Facebook, Instagram, Twitter, Google Plus, Spotify, Snapchat e Rede Music. Desde agosto de 2018, o canal MTV Live HD estreou no país, com exclusividade na operadora de TV, NET, complementando o portfólio da Viacom na região.