Ter a oportunidade de contar algumas histórias que se misturam com a da nossa Cidade nos enche de orgulho, e a da Proplastik é uma delas. É incrível poder dizer que acompanhamos os 34 anos de crescimento de uma empresa de sucesso, que sempre fez parte das nossas vidas.

A Proplastik não nasceu de um sonho ou de uma grande ideia, mas da vontade de empreender e mudar de vida de seu proprietário. De origem humilde, ele veio do interior de São Paulo com a família e se estabeleceu em Vicente de Carvalho, em Guarujá.

Ele sempre trabalhou com atendimento, foi frentista de posto de gasolina, trabalhou em marina de barco e até na travessia da catraia, entre Santos e Vicente de Carvalho. Mas o que mudaria sua vida foi trabalhar em uma distribuidora de sacos plásticos. Quando a empresa encerrou suas atividades, ele trocou os valores da rescisão trabalhista por sacos plásticos. E foi assim que nasceu a Proplastik. O primeiro endereço da loja foi um pequeno porão na Avenida Pedro Lessa, em Santos, muito próximo do atual quarteirão que hoje abriga diversas lojas Proplastik na mesma avenida.

Os desafios foram inúmeros, pois o proprietário não tinha muita noção administrativa e nem dinheiro para investir. Felizmente, não seria qualquer obstáculo que conseguiria parar o ímpeto empreendedor do ex-atendente que havia se tornado empresário.

Nascida lá no saco plástico do porãozinho, hoje a Proplastik vende mais de 60 mil itens em nove lojas distribuídas pela Baixada Santista e ainda conta com o Centro Culinário, que oferece mais de 50 aulas mensais para aprendizes de todos os níveis. Atualmente, é a maior referência na região em artigos de embalagens, descartáveis, festas, artigos para culinária, artesanato, fantasia, sazonal e produtos naturais.

Manter lojas de referência funcionando todos os dias é um trabalho complicado. A fiscalização e o olhar dos clientes para o padrão de qualidade de atendimento, mix de produtos, preços e novidades são ainda maiores a cada aniversário. Por isso, o esforço é diário para que tudo seja excelente durante a experiência de compra dos milhares de clientes que as lojas recebem diariamente.

A vontade de ser útil está no DNA da Proplastik, e é ouvindo os clientes e prestando muita atenção ao mercado e às necessidades das famílias santistas que a empresa se tornou o que é hoje.Nos anos 80, as mulheres começaram a trabalhar fora e a contratar cozinheiras para fazer comida e congelar para que a família consumisse no período de quinze dias a um mês. Foi a febre do Extrai Ar, um aparelhinho que bombeava o ar para criar vácuo e permitia a conservação adequada dos alimentos.

A Proplastik percebeu essa carência, era difícil encontrar o Extrai Ar em Santos, e começou a agregá-lo ao seu pequeno mix de produtos. Quem já trabalhava na loja na época afirma que, junto com os descartáveis de decoração de festas da Moranguinho, o Extrai ar foi um divisor de águas para o crescimento da empresa.

E não são poucos os casos de quem está a tanto tempo na loja, porque alguns funcionários têm 30, 32 anos de casa. Isso em uma empresa com 34 anos… É uma verdadeira família!

Minha própria história se mistura com a da Proplastik, porque me lembro, desde criança, de ouvir a minha mãe dizendo que precisava comprar algo lá ou do meu pai pedindo para algum funcionário buscar embalagens de presente ou sacolas de Natal.

Sou filho de comerciantes, então lembro da loja do Gonzaga, com vários andares, tudo que podia imaginar tinha ali dentro. Na minha memória, eu vivia muitas aventuras em meio às cores, cheiros e texturas daquela loja. Ia comprar papel de presente e voltava com mil balas e chocolates, que eu nunca tinha visto em tamanha quantidade. Que criança não amava ir na Proplastik?

Maycow Montemor, aos 2 anos, já curtindo a festa com a Proplastik

Depois, quando virei empresário com a minha loja de CDs, eu mesmo ia até lá comprar papel de seda, fitilho, fita adesiva (tinha tantas cores!) para a loja e as jujubas que eu deixava para os clientes no balcão do caixa.

Quando comecei a trabalhar com comunicação, lembro da minha estreia na TV, no Programa JB, que foi justamente gravando uma sequência de matérias na cozinha industrial da Proplastik. Acho que foi quando me dei conta do quanto essa marca sempre esteve presente na minha vida. Fazíamos receitas com convidados e todos os ingredientes eram das lojas, realmente tinha de tudo!

Apesar das mudanças de comportamento, das tecnologias e das mudanças que aconteceram através das décadas, a Proplastik ainda tem um jeito simples, mas especial, de viver o dia a dia com os clientes. Afinal, quem não quer ser bem atendido, encontrar tudo que precisa com bons preços e ainda se sentir em casa?

Talvez a Proplastik seja a empresa regional que mais participa da vida dos moradores da nossa região. Quem nunca entrou na Proplastik para comprar artigos para uma festa, mesmo que seja uma velinha? Se você trabalha com culinária ou artesanato, provavelmente também já fez alguma aula na Proplastik. Por estar presente em tantos momentos especiais, temos uma memória afetiva deliciosa ao entrar na loja.

Talvez seja por isso que nos dá tanta alegria escrever sobre essa trajetória. Porque são milhares de histórias dentro de uma história. Os temas de festas podem ter mudado, se multiplicado, mas as famílias são as mesmas, passando de geração para geração a tradição de comemorar datas especiais com a Proplastik.

Quantos de nossos parceiros, amigos e familiares iniciaram suas aulas a 20 anos atrás no primeiro Centro Culinário da Proplastik e hoje estão estabelecidos profissionalmente no segmento de alimentação. São as histórias deles também.

Quando fiz 28 anos, queria um bolo decorado, desses de três andares, com um boneco meu no topo. Hoje é moda, todo mundo faz, mas na época não era tão simples assim. Onde encontrei? Com o professor do Centro Culinário da Proplastik, que fez um bolo que foi mais fotografado do que eu na festa!

E no artesanato é a mesma coisa. Minha mãe, uma entusiasta das artes manuais, aderia a todas as modas do artesanato, e lembro de ver ela indo para as aulas de biscuit na Proplastik. Ou de acompanhá-la para comprar tintas, colas, brilhos, bases e vidros para fazer os potes decorados que eram uma febre na época.

A fase dos potes passou, mas vocês acham que D. Cláudia ia parar com os artesanatos? Ela começou a fazer cursos de caixas, pátina e artesanatos em MDF e praticamente montou um ateliê em casa com todos os equipamentos e materiais da loja de artesanato da Proplastik.

Tudo que vemos hoje nas lojas está ligado a essa relação de 34 anos com o público. Agregando produtos, fantasias, produtos naturais e, principalmente, os sazonais com as mega lojas exclusivas de Natal, Festa Junina, Halloween… Tudo isso é uma demonstração de respeito e cumplicidade para a população da Baixada Santista.

A expansão para outras cidades da região reforça esse compromisso de ser útil e facilitar a vida das pessoas. A loja de Praia Grande, aberta há dois anos, é um grande exemplo disso. Toda semana aparecia alguém pedindo nas redes sociais: “Quando vai ter uma loja em Praia Grande?”. Para quem entende as necessidades dos clientes, é impossível não atender um pedido desses.

A Produtos Naturais também foi idealizada para suprir uma carência da população em encontrar produtos como temperos e chás, principalmente vendidos a granel. Inspirada na Zona Cerealista de São Paulo, a loja foi mudando e se adaptou a esse novo olhar para a saúde. Hoje são mais de 800 produtos naturais a granel, itens veganos, sem glúten, sem lactose. A demanda aumentou e hoje todas as lojas da Proplastik têm uma seção de produtos naturais.

Eu comecei a mudar a minha alimentação mais ou menos na época em que a Produtos Naturais abriu – na época ainda era Empório Proplastik – e era uma alegria poder comprar esses produtos com muita qualidade, melhor preço e uma variedade enorme.

Em outra fase da vida, buscando uma empresa referência em produtos naturais vendidos a granel, não teve como não pensar na Proplastik para desenvolver conteúdo para pessoas que se preocupam com uma vida mais saudável. E, mais uma vez, minha história se junta com a Proplastik, que acreditou em mim, abraçou minha marca e meu nome e me ajudou a tornar real uma série de reportagens que ajudam a mostrar para os leitores da Studiobox que uma vida boa, com comida de verdade, não precisa ser cara e nem problemática.

Sou e sempre fui cliente da loja, e hoje sou também parceiro da empresa e amigo da equipe. Me enche de orgulho contar isso aqui na revista, por meio de um recorte da minha vida, e mostrar a ligação de uma marca com a vida das pessoas. Parabéns pela jornada, pelo crescimento e pela evolução, família Proplastik. Não é à toa que o slogan de vocês é “Aqui tem Tudo”!

* Por Maycow Montemor