A EXPO REVESTIR encerra mais um ano de sucesso com um público de 55 mil profissionais entre revendedores de materiais de construção, arquitetos, designers de interiores e empresários do setor da construção civil. Mais de 200 expositores apresentaram suas coleções e lançamentos nos 40 mil m² da feira, que aconteceu do dia 10 a 13 de março na Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Diversas marcas apresentaram novos produtos na Fashion Week da Arquitetura e Construção, como Lorenzetti e seu consagrado Acqua Duo, que inclui chuveiro e ducha no mesmo produto, que ganhou versão Branco com Rose Gold; Belamari, marca da NGK para pastilhas de porcelana, apresenta sua nova textura Trama, inspirada na tecelagem, prática milenar desde o início da civilização; e Eliane, que com seu revestimento Sílex venceu o prêmio Best in Show – Ceramics of Brazil, que elege os melhores produtos apresentados na feira.

O evento também contou com cinco mulheres para palestrar no Dia do Arquiteto no último dia de Expo Revestir, em parceria com a Revista Projeto (Editora Arcoweb). Com o tema Mulheres e Arquitetas: Atuação Profissional x Questões da Mulher na Sociedade, mais de mil pessoas assistiram com entusiasmo às palestras e debate. A curadoria foi de Fernando Mungioli e Evelise Grunow, da revista PROJETO. A abertura do FIAC foi de André Campana, Head de Marketing e Eventos da ANFACER.

Participaram Maki Onishi, do Japão e quatro brasileiras: Marta Moreira (MMBB), Lua Nitsche (Nitsche Arquitetos), Mila Strauss (MMBB) e a arquiteta e urbanista Elisabete França como mediadora. As arquitetas falaram sobre seus projetos e destacaram suas maneiras de trabalhar, valorizando o trabalho coletivo e pensando juntamente com a comunidade na qual estão inseridas.

Confira algumas tendências do 18° Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção:

Cerâmica

A cerâmica é unanimidade entre arquitetos e designers, pois sua versatilidade permite os mais variados projetos, do mais discreto ao mais ousado. A variedade de cores, estamparia e reprodução de outros materiais como a madeira e o mármore são um diferencial. Outra característica são os múltiplos tamanhos, de mínimos a grandes formatos de 100×100 que podem ser usados em ambiente externo ou interno.

(Divulgação)

Grandes Formatos

Entre as fortes tendências se destacam as peças em grandes formatos que chegam a medir 3 m x 1,50. A novidade é que a instalação pode ser feita com menos emendas, propondo mais uniformidade no visual de todos os ambientes da casa. Os revestimentos de grandes formatos vêm com uma proposta para pisos e paredes, pois sua versatilidade em texturas e estampas se adequa em qualquer ambiente da casa ou de escritórios. São infinitas possibilidades.

(Divulgação)

Natureza como fonte de inspiração

A natureza foi o tema para muitas marcas eu seus revestimentos cerâmicos. Inspirações como as ilhas Fiji, Nadi ou ainda as que exaltam a natureza e a cultura brasileiras como Amazonas, Iemanja, Samba. As praias que banham a costa brasileira também estão em algumas coleções. A flora da Mata Atlântica, com sua exuberância de cores e formas não foi esquecida. Jeri, Joaquina, Maragogi e Noronha tem destaque.

(Divulgação)


Confira no link mais notícias sobre o que aconteceu na Fashion Week da Arquitetura! Em 2021, A EXPO REVESTIR acontecerá de 23 a 26 de março.
O credenciamento será aberto em novembro 2020.