No último dia 11, o COVID-19, mais popularmente conhecido como Coronavírus, tornou-se uma pandemia mundial, atingindo todos os continentes, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Os números assustam: no Brasil, o Ministério da Saúde já confirmou 234 casos da doença até então, sendo 152 destes no estado de São Paulo. Com a pandemia crescendo e informações incertas se proliferando como vírus, o pânico foi instaurado.

O Coronavírus repercutiu até no Big Brother Brasil. Os participantes foram avisados sobre a situação da pandemia, quebrando o protocolo do programa de isolamento completo do mundo exterior. “Hoje não tem jogo da discórdia, vamos quebrar o protocolo para falar de algo que está acontecendo aqui fora. Vocês estão seguros, a família de vocês está segura”, disse Tiago Leifert, apresentador do reality. Participou da conversa também o infectologista Edimilson Migowski, que faz parte de outros programas matinais como ‘Mais Você’ e ‘É de Casa’.

Em um primeiro momento, os Brothers ficaram extremamente chocados e preocupados com a informação, tendo até imaginado inicialmente que havia uma Terceira Guerra Mundial acontecendo. Aos poucos, suas dúvidas foram respondidas e o pânico se acalmou. Foi uma decisão acertada da Globo pois, com a imensa popularidade do programa, os hábitos da Casa servem como modelo para o restante da população. O pânico sendo confrontando com informações concretas é um excelente exemplo a ser seguido.

Leifert também falou sobre o protocolo de prevenção adotado pela Globo para conter o COVID-19, assegurando a saúde de todos. “Não teremos plateia por tempo indeterminado”, contou. “Vamos fazer um pacto nosso: qualquer coisa grave eu chamo vocês no confessionário”, garantiu o jornalista.

Mais tarde, as duas médicas da Casa, Thelma e Marcela, deram uma pequena aula ao restante dos participantes sobre como lavar as mãos corretamente. Assista ao vídeo aqui.

Os concorrentes também alertaram os espectadores e seus familiares durante seu Raio X, pedindo que todos sigam as recomendações de controle da pandemia. Confira:

https://www.instagram.com/p/B91-05al0ZM/?utm_source=ig_web_copy_link