Uma organização de saúde deve sempre oferecer o melhor para os seus pacientes, da qualidade do atendimento, processos operacionais, até a segurança de todos os envolvidos. Mas, apenas uma pequena parte disso pode ser avaliada ao passar por uma consulta. E, então, quem garante que a instituição se preocupa com cada detalhe para atingir essas expectativas?

O Instituto de Olhos Eduardo Paulino atua na área da Oftalmologia há mais de 40 anos, sempre focado em agregar um atendimento de excelência. É reconhecido na Baixada Santista como um dos pioneiros na introdução de cirurgias de miopia, hipermetropia, astigmatismo, implantes de lentes e outros avanços da especialidade. Dentre as conquistas está o fato de ser o primeiro centro oftalmológico da região Acreditado Pleno pelo ONA.

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma instituição privada e sem fins lucrativos que estimula os serviços de saúde a atingirem padrões mais elevados de qualidade. Está ligada a ISQua (International Society for Quality in Health Care), que permite que se atinja níveis de acreditação internacional.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa atender aos padrões definidos pelo ONA, reconhecidos internacionalmente. Atualmente, das 240 mil entidades médicas de atendimento existentes no País, só 800 tem algum nível de acreditação dentro do ONA e apenas 400 atingiram o nível Pleno.

O diretor e fundador do Instituto de Olhos, Dr. Eduardo Paulino, espera que o processo seja um estímulo para que outras clínicas busquem também uma certificação, aumentando a qualidade do serviço oferecido na nossa região.

Ele conta que para a obtenção do primeiro nível de acreditação o foco foi a segurança do paciente. “Desde que ele começa a marcar uma consulta, checamos o nome e a indicação, o histórico é muito bem feito, com fichas padronizadas adotadas por todos os médicos e analisadas mensalmente. Tudo é muito bem programado para funcionar da melhor forma possível”.

Atualmente, o Instituto de Olhos Eduardo Paulino é Acreditado Pleno, o segundo nível de acreditação ONA. Depois de atingir o primeiro nível, há uma reavaliação e uma espera de dois anos para poder alcançar o novo marco. “Todos os detalhes são observados novamente e começa-se a avaliar a gestão da clínica como um todo, com interação e treinamento que envolvem toda a equipe de colaboradores e médicos”, explica Paulino.

O manual que define as normas cobradas pelo ONA trata de diversos processos, como programa de gestão, segurança, armazenamento e controle de medicamentos e padrão de tratamentos. “A principal mudança é a segurança passada a todos os pacientes da instituição por meio dessa padronização. Isso aumenta a qualidade do atendimento e, principalmente, os resultados obtidos”, afirma o diretor.

As mudanças são percebidas pelo paciente ao entrar no Instituto de Olhos Eduardo Paulino. No início do atendimento, ele recebe uma pulseira com cores que identificam se ele tem dificuldade de locomoção, alergias, se vai realizar uma cirurgia ou se é apenas acompanhante. Quando um paciente idoso chega, por exemplo, o médico o identifica pela foto e já sabe precisa ter uma atitude especial com aquela pessoa. Todos os colaboradores são treinados para reconhecer e agir dessa forma.

Para quem trabalha no nível secretariado e administrativo, o treinamento para a acreditação ONA é uma oportunidade para se diferenciar no mercado. “Hoje, é difícil encontrar material humano que esteja habituado a trabalhar nesse nível, o treinamento é um aprendizado para a vida. Porque quando você é ‘picado pelo vírus da ONA’, começa a avaliar qualquer ambiente em que esteja, a ver se aquilo está bem colocado, se as pessoas estão treinadas, se sabem responder a algo para um melhor atendimento a você como cliente ou paciente”, destaca o médico.

É importante ressaltar que a certificação não é permanente e, por isso, a instituição é reavaliada a cada nove meses pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), garantindo que tudo esteja de acordo com o exigido.

O objetivo agora é não só manter o nível de Acreditado Pleno mas também atingir o Nível 3, Acreditado com Excelência. “O nível 3 é onde todas as propostas desde a segurança do paciente e do ato médico, as consequências positivas a serem atingidas e a gestão administrativa estratégica da instituição são muito bem organizadas”, aponta Paulino.

Depois, a intenção é buscar o nível de acreditação internacional. “Isso quer dizer que estaremos atendendo aqui na nossa cidade com o padrão internacional, com o atendimento que você receberia em qualquer grande capital do mundo”, finaliza.

Para o Instituto de Olhos Eduardo Paulino, o selo ONA é a certeza para os pacientes de que a instituição se empenha em atender as necessidades e expectativas, mantém programas de aprimoramento profissional de seus colaboradores, adota medidas preocupando-se com os riscos inerentes aos processos, e de que a preocupação com a responsabilidade social é evidente na instituição.