No último dia 11, o COVID-19, mais popularmente conhecido como Coronavírus, tornou-se uma pandemia mundial, atingindo todos os continentes, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

  • Onde e quando surgiu o vírus?

O COVID-19 começou a circular no fim de dezembro na cidade chinesa Wuhan, com cerca de 11 milhões de habitantes. Já em janeiro, a China passou a anunciar as primeiras mortes e, logo depois, o crescimento desenfreado de registros. O surto se espalhou pela Europa, castigando especialmente a Itália, que agora está em estado de quarentena e com ruas vazias e grandes eventos cancelados.

  • Como se dá a transmissão?

A transmissão se dá por contato próximo com pessoas que foram infectadas pelo vírus, por alguma superfície ou objeto contaminado. Atenção especial a locais com aglomeração de pessoas e objetos frequentemente tocados — como barras de ônibus, maçanetas e interruptores.

  • Quais são os sintomas?

Os principais sintomas do COVID-19 para ficar atento são febre forte (acima de 37,5ºC), tosse e falta de ar, com bastante dificuldade respiratória.

  • Quais são os grupos de risco?

Para grande parte da população sem comorbidades, o vírus apresenta baixa taxa de mortalidade (cerca de 1,4%, segundo o governo chinês). A gravidade da doença é principalmente em relação à população de terceira idade, com mais de 70 anos, e doentes crônicos, como diabetes e problemas respiratórios.

  • Quais são as recomendações para lidar com a pandemia?

O Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos por 20 segundos com frequência, uso de álcool em gel, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar tocar o rosto, proteger a boca e nariz ao espirrar ou tossir com o braço ou lenço descartável.

  • Crianças e grávidas apresentam risco?

As crianças e jovens têm sido pouco afetados pela doença, no sentido de número de casos e gravidade. Porém, não é possível afirmar que eles estão sem riscos, então é recomendado seguir as medidas de prevenção. O maior problema em relação à população jovem é que esta pode não apresentar sintomas da doença, mas transmiti-la para pessoas mais velhas, que serão mais gravemente afetadas. Já em relação a gravidez, não existem estudos disponíveis sobre a transmissão aos bebês. Também é indicado seguir as medidas de prevenção.

  • Existe algum caso na Baixada Santista?

Ainda não existe nenhum caso confirmado de Coronavírus na Baixada Santista, porém foram registrados cerca de 90 casos suspeitos na região.

  • Quais medidas foram tomadas para Baixada?

As medidas definidas foram a suspensão das aulas nas escolas municipais a partir do dia 23; a suspensão das atividades esportivas, culturais e de lazer; alteração do regime de trabalho nas prefeituras; cancelamento de eventos públicos e privados; recomendação para restrição de presença de pessoas em locais de grande circulação e suspensão das visitas hospitalares. Também o desenvolvimento de ações conjuntas de comunicação para sensibilizar a adesão da sociedade às medidas preventivas, a criação de Plano Regional de Contingência e do Comitê Metropolitano, além da suspensão de autorização para vans e ônibus de turismo. Confira o comunicado oficial aqui.

  • Como estabelecimentos da região estão se precavendo?

Hotéis, restaurantes e bares da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e do Vale do Ribeira, no interior, devem permanecer abertos, neste primeiro momento. Os estabelecimentos irão adotar medidas preventivas nos comércios, com reforço triplicado na limpeza de mesas, aparadores, maçanetas, portas, vidros, louças, talheres, cardápios e máquinas de cartão. Já os shoppings reduzirão o horário de funcionamento para evitar a propagação do novo coronavírus na região, operando entre 12h às 20h.

Praiamar Shopping e Brisamar Shopping, reduzirão o horário de funcionamento passando a operar das 12h às 20h, até o dia 31 deste mês. Aos domingos e feriados a praça de alimentação funciona das 12 às 20h e lojas das 15 às 20h.

Shopping Parque Balneário começará a atender em horário reduzido a partir de quinta-feira (19). O atendimento será das 12h às 20h por tempo indeterminado.

Miramar Shopping disse que a partir desta quinta-feira (19), o horário de funcionamento será das 12h às 20h, por tempo indeterminado.

Litoral Plaza Shopping informou que a partir de quinta-feira (19), até o dia 31 de março, o empreendimento funcionará das 12h às 20h. Algumas operações externas e de saúde poderão funcionar em horários diferentes ao estabelecido.

  • Qual o posicionamento dos hospitais?

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) anunciou que as visitas aos pacientes internados estão suspensas nos hospitais municipais das nove cidades da Baixada Santista por tempo indeterminado. Apesar da determinação valer apenas para as unidades públicas, os hospitais particulares também farão restrições. Saiba mais aqui.