Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil tem a população mais ansiosa do mundo, com cerca de 9% da população sofrendo deste mal. A ansiedade deixou de ser uma expressão popular e hoje é considerada uma doença, motivo de inúmeros estudos e consultas terapêuticas.

É um estado psicológico e fisiológico de antecipação de uma ameaça futura. Reações como taquicardia, falta de ar e irritabilidade são alguns exemplos de reações desencadeadas pela ansiedade. Mas, o que isso tem a ver com o exercício?

Todo comportamento é desencadeado por um “gatilho”, que estimula um comportamento em busca de uma recompensa. Por exemplo, uma pessoa que sofre de ansiedade (gatilho) que busca conforto e prazer imediato no consumo de doces, carboidratos , bebidas ou cigarros (recompensa).

Assim como a ansiedade, o exercício é um comportamento, e muitas pessoas buscam nele suas recompensas, como a sensação de bem estar após uma sessão de exercícios.

Muitas pessoas relatam que quando estão diante da ansiedade buscam no exercício uma forma de amenizar ou evitar o quadro. Por que isso ocorre?

A prática regular de exercícios físicos promove a liberação de uma série de hormônios que controlam diversas funções do nosso corpo, como a produção de neurotransmissores que afetam diretamente nosso bem estar físico. É o caso da dopamina e da serotonina, que melhoram o sono, a concentração e amenizam as sensações causadas pela ansiedade.

Segundo um estudo científico da revista Corpo e Ciência de Cuiabá, realizado em 2015, o exercício físico age como um “suplemento terapêutico” no tratamento de quadros de ansiedade. Além disso, verificou-se que a prática regular gera melhora de outros parâmetros que simultaneamente incidem sobre os ansiosos, como diabetes e hipertensão.

Uma sugestão interessante é realizar uma atividade que proporcione prazer no mínimo três vezes por semana, com duração de 30 a 60 minutos cada sessão.

Mas, lembre-se: busque a orientação de um profissional de Educação Física e, em casos mais severos de ansiedade ou outros acometimentos de ordem psicológica, procure ajuda de um profissional da área comportamental.

O melhor exercício para você é aquele que te dá prazer. Vamos começar?