Com a profissão de influencer viralizada e o acesso fácil a todo tipo de conteúdo a qualquer hora, fica difícil filtrar informações, né? Acredito que alguns temas “caem na boca do povo” fácil demais – Moda é um deles. Todo mundo entende de moda, tira fotos de looks e dá dicas sobre “tendências”. Mas o que significa trazer conteúdo de moda para o público, além de tudo que tem aos montes por aí?

Já dizia Karl Lagerfeld: “Moda é uma linguagem que se cria em roupas para interpretar a realidade”. Por que a moda está ficando mais democrática, com foco na praticidade ao invés do conceitual?

Duas coisas: autenticidade e utilidade. A autenticidade existe para que aprendamos a nos descobrir em cada fase da vida e a explicar isso através do que vestimos, sem precisar falar. Já a utilidade existe para que consigamos passar isso adiante, em uma espécie de contra-fluxo da banalização que esse vestir diário envolve. Um exemplo: a saia midi está em alta. Ela pode agradar um público, mas é útil para ele? Ou o objetivo é postar um #lookdodia na rede social?

Como toda peça de roupa, a saia midi tem um histórico que vai além de ser uma “modinha”. Tem a vantagem de ser confortável para quem não quer se preocupar em revelar demais, principalmente em ambientes corporativos. Possui uma leveza em seu tecido que proporciona um caminhar mais livre, apesar de sisudo e elegante.

A modelagem intitulada ‘midi’ traz a herança de Christian Dior, estilista que criou o primeiro modelo nos anos 50 com a intenção de restaurar o luxo perdido nos anos anteriores em razão da Segunda Guerra Mundial. Isto significa que as adeptas da saia midi carregam, sem saber, uma atitude elitista que despreza a dificuldade econômica social ao redor em virtude da aparência e do otimismo mediante uma recente ‘quase’ destruição do mundo.

Você já deve imaginar que a combinação de saia midi com tênis, por exemplo, é a quebra de padrões do mood pomposo elitista para o equilíbrio com o mais comum, casual e acessível.

Moda e Comportamento são segmentos que andam de mãos dadas ao longo da história. Após ler isso, sua impressão em relação à saia midi mudou?

Cada uma das peças do nosso armário está carregada de conceitos e histórias que deveriam ser contadas em favor da cultura, para além de simplesmente “achei esse look lindo, meninas!”. Chega de moda vazia e sem propósito, porque a moda nunca foi isso. Moda é e sempre será o reflexo visual do comportamento da sociedade como um todo. E você, o que escolhe vestir hoje?