Com todo o encanto desta estação do ano, as refeições acompanham o entusiasmo dos casamentos, viagens, encontros e de tudo que envolve o clima mágico e florido da Primavera.

O sucesso é tanto que vários restaurantes batizam seus pratos como Salada Primavera, Risoto Primavera e até o Feijão Primavera. Cada um realiza o prato a seu modo, mas todos prestigiam a estação.

Com a berinjela, além da tradicional “à parmegiana”, aprecio muito a Moussaka para um almoço de domingo. Seja qual for o prato, o ambiente é inspirador e ir para a cozinha de casa ou a um restaurante para aproveitar a gastronomia e a beleza desta estação é um grande complemento para alegrar ainda mais a sua Primavera.

Moussaka

Ingredientes
7 berinjelas médias
9 batatas cortadas em rodelas médias
1 colher de sopa rasa de açúcar
1 colher de chá de canela
1 kg de carne de cordeiro moída
2 cebolas médias picadas
2 dentes de alho picados
500 gr de queijo feta
300 ml de molho de tomate natural (sem pele e sem sementes)

Para o molho bechamel:
½ litro de leite
1 colher de sopa de farinha
1 colher de manteiga
½ cebola ralada
½ colher de chá de noz moscada

Preparo
Corte as berinjelas em fatias finas, no comprimento maior e deixe as fatias de molho no vinagre e sal. Após meia hora, retire uma a uma e seque com um pano.
Coloque as fatias de berinjelas em uma frigideira antiaderente e grelhe com pouco óleo. Após grelhar, deixe-as no escorredor para o óleo sair e ficarem bem sequinhas. Reserve.
Cozinhe um pouco as batatas cortadas em rodelas médias, e depois coloque no forno para assar.
Refogue a carne com alho e cebola e acrescente a canela, o açúcar, o molho de tomate, sal a gosto e reserve.

Preparo do molho bechamel
Em uma panela coloque a manteiga com a cebola e deixe dourar. Acrescente a farinha e deixe cozinhar, em seguida coloque o leite, mexendo sempre para não encaroçar.
Por último, acrescente a noz moscada.

Montagem
Faça camadas com fatias da batata, fatias da berinjela, molho com a carne e queijo feta, nessa ordem. Repita de acordo com a altura do recipiente.
Finalize com molho bechamel, queijo feta e batatas em rodelas médias.