A maioria das pessoas já ouviram falar que frituras, fast-food e doces em excesso representam um fator de risco para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Mas, será que você sabe quais alimentos causam o efeito contrário e fazem bem ao coração?

Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, Jessica Santos, nutricionista da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, explica como incluir alimentos que ajudam a proteger o coração nas refeições diárias:

Espinafre: apesar de não dar superpoderes como no desenho animado Popeye, o vegetal de folhas escuras traz muitos benefícios para a saúde, incluindo a presença de vitamina B9, cuja deficiência causa anemia e aumenta o risco de doenças cardíacas.

Maçã: a fruta é bem fácil de ser encontrada em comércios brasileiros e é bem versátil também, por isso não há desculpa para excluí-la da dieta. “A casca da maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a regular o colesterol ruim. A fruta pode ser consumida in natura, em suco ou até desidratada”, informa.

Frutas vermelhas: morango, goiaba, melância e outras frutas vermelhas são ricas em antioxidantes que eliminam toxinas do organismo, evitando o entupimento de vasos sanguíneos, que causam infarto e AVC. Além dos sucos e da fruta in natura, é possível incluir geleias, sobremesas e smoothies de frutas vermelhas nas refeições diárias.

Abacate: por ser fonte de ácido oleico, uma gordura monoinsaturada, o abacate eleva o colesterol bom, HDL, e ajuda a reduzir o ruim, LDL. Essa propriedade é bem semelhante à do azeite, porém a gordura monoinsaturada da fruta ainda é melhor para o organismo do que a do azeite, que pode perder nutrientes se aquecido em altas temperaturas.

Cereais integrais: são ricos em fibras solúveis, nutrientes responsáveis por melhorar a circulação do sangue e controlar o nível de açúcar. “A dica é acrescentar cereais como linhaça e aveia à vitaminas e saladas de frutas”, sugere.