A visão é nosso principal contato com o mundo e também sofre com alterações na idade. Se a visão estiver preservada, é possível se comunicar com parentes distantes, viajar o mundo com tecnologias modernas, ver filmes, estudar novos temas e desfrutar de muitas coisas, mesmo com problemas comuns da idade, como cansaço fácil, dificuldade de andar, tremores e incapacidade de dirigir.

Infelizmente, na terceira idade é mais comum ter doenças oculares como cataratas, degenerações maculares, glaucoma, alterações no fundo dos olhos secundárias a hipertensão, diabetes e tantas outras doenças sistêmicas.

Preservar ou restaurar a visão no idoso é uma forma de rejuvenescê-lo, e é aí que entra a Oftalmologia Geriátrica. Essa especialidade visa prevenir, curar ou controlar as doenças relacionadas ao envelhecimento. Aliada a um arsenal de exames, tratamentos clínicos e cirúrgicos pode trazer boa visão e qualidade de vida aos pacientes da terceira idade.

Na rotina de atendimento notamos a falta de consciência sobre a importância de realizar consultas preventivas para manter uma visão social útil e ter uma vida social e laborial mais ativa.

O médico é um profissional com habilidades para tratar problemas de saúde, mas é comum vermos pessoas chegarem esperançosas de restaurar a visão já com lesões irreversíveis – que poderiam ter sido evitadas ou controladas com tratamentos clínicos ou cirúrgicos.Algumas doenças silenciosas agridem nossa visão e podem causar sua perda de forma lenta e constante.

Podemos citar o glaucoma, que pode levar à morte do nervo da visão; a retinopatia diabética, que desestrutura a retina e degenerações da área nobre da visão (mácula).

Outra doença comum nessa idade – e a principal causa de cegueira no mundo – é a catarata. É a opacidade da lente interna dos olhos (cristalino) e é reversível com cirurgia, ao contrário da maioria das outras patologias.

Soma-se à isto infecções, doenças reumáticas, tumores, hipertensão arterial, alterações da córnea, do nervo óptico e neurológicas.

Em mais de 40 anos de profissão, sentimos um grande avanço na tecnologia preventiva, diagnóstica e curativa. Porém, o tratamento geriátrico começa com a consciência do paciente.

Mesmo sem nenhum sintoma importante, ele deve passar por consultas periódicas para que o médico aja em prol da sua saúde ocular e o ajude a atingir a meta de ter uma visão útil para manter suas funções de vida.