O nervo responsável pela nossa visão – também chamado de nervo óptico – fica localizado no fundo dos nossos olhos, discretamente descentralizado para o lado nasal (na parte mais interna da nossa órbita, a cavidade onde está inserido o globo ocular).

Na realidade, o nervo óptico é o único local da nossa retina que não enxerga, exatamente pela constituição celular do nervo. E, por isto, esse local específico é também chamado de ‘ponto cego’.

Nós só detectamos isso no exame do campo visual, que é um exame especializado. Na prática, esse detalhe é imperceptível, pois o campo visual de um olho cobre a área onde seria o ponto cego do outro olho. Além disso, é uma perda pequena e localizada.

Mas, se ele é o nervo da visão, por que é um ponto cego na nossa retina?

A resposta é bem simples. As células especializadas responsáveis pela nossa visão são os cones e bastonetes.

Eles estão por toda a retina e o nervo nada mais é do que a concentração dos prolongamentos (axônios) destas células. Como fios telefônicos, os axônios levam a mensagem captada pela nossa retina até o centro da nossa visão, localizado na parte posterior de cérebro.

Em termos de doenças, podemos ter um sem número de patologias que podem afetar os nervos. Algumas das mais comuns são as neurites (inflamações do nervo) e as infecções, que podem atingir o nervo e serem causadas por outras condições, como a toxoplasmose.

Outras causas são doenças virais e reumáticas, esclerose múltipla em placas, meningites, alterações vasculares, tumores diretos ou compressivos, traumas, glaucoma, problemas tóxicos, dentre outras.

Vale dizer que o nervo é um prolongamento direto do cérebro e é o único nervo visível ao médico no sentido geral. No consultório, ele sempre é visto através do exame de fundo de olho.

Quando realizamos o exame, observamos, fotografamos, fazemos tomografias de coerência óptica e podemos, então, diagnosticar de forma primária ou secundária uma série de patologias. Por isso, o nervo óptico é tão importante não só para a Oftalmologia, mas também para a Neurologia, Clínica Médica, Endocrinologia, Reumatologia, Infectologia e tantas outras especialidades.