Ano passado tivemos um estouro nas redes sociais falando sobre microbiota do magro, prometendo efeitos milagrosos para o emagrecimento. Vamos entender o que é essa tal microbiota e o quanto ela é importante no auxílio da nossa saúde.

O termo microbiota intestinal refere- se à população de microrganismos – bactérias, vírus e fungos – que habita todo o nosso trato gastrointestinal.

Nós também temos microbiota em todas as mucosas do nosso corpo, como na pele, no trato urogenital, no pulmão e nas vias aéreas.

Essas bactérias são responsáveis por manter a integridade dessas mucosas e controlam a proliferação de outras bactérias consideradas patogênicas.

Estima-se que um adulto carregue cerca de um a dois quilos de microbiota em seu corpo. As funções exercidas são tantas que ela pode ser considerada um “órgão virtual”.

O surgimento da microbiota começa logo após o nascimento, predominantemente proveniente da mãe. Existem diferenças nos microrganismos portados por crianças que nascem de parto normal e as que nascem de parto cesáreo, e já é bem sabido que elas apresentam perfis imunológicos diferentes.

Dentre suas inúmeras funções, podemos destacar o controle da proliferação de bactérias patogênicas presentes no trato intestinal, estímulo do sistema imunológico, regulação da absorção de nutriente, participação na produção de vitaminas e enzimas (como vitamina K e biotina) e produção de componentes necessários para a renovação celular.

Embora o padrão da microbiota seja estabelecido até os dois anos de idade, mais para frente ele pode ser impactado por certos fatores.

Por exemplo, indivíduos com o hábito de consumir uma quantidade elevada de alimentos industrializados têm maior predisposição para a disbiose, que é uma alteração na composição desses microrganismos. Consequentemente, há maior suscetibilidade a problemas como colite ulcerativa e doença de Crohn.

Aliás, a nossa alimentação diária apresenta mais influência (57%) sobre a constituição da microbiota intestinal quando comparada aos fatores genéticos (12%).

Portanto, cuidar do que comemos não é apenas uma prática que deve ser adotada quando se deseja perder peso. É algo fundamental para a saúde da sua microbiota!