A especialidade de Endodontia, onde o profissional é responsável pelo temido ‘tratamento de canal’, vem se modernizando e passando por intensas revoluções.

Como o tratamento de canal é um procedimento que acontece em um ambiente bastante pequeno, o dentista que se dedica a essa área precisa desenvolver não só uma grande destreza, como também precisão e experiência.

Detalhes como a anatomia interna do dente, a dificuldade de iluminação do local a ser trabalhado, a necessidade de desinfecção do canal, dentre outros processos, podem ser entraves importantes para se obter o sucesso endodôntico. Isso é realizado por meio da modelagem e sanificação dos canais.

A invasão tecnológica que vem ocorrendo nessa especialidade permite facilitar a atuação do profissional e diminuir o tempo de consulta, o que torna possível abreviar as famosas idas e vindas ao consultório até que o caso possa ser concluído satisfatoriamente.

O Instituto Implante Vida, referência em tratamento odontológicos em Santos, possui diversas ferramentas para caminhar ao lado do que há de mais moderno na Endodontia.

Aparelhos como lupas de magnificação, microscópios, localizadores foraminais, sensores digitais de Raio-X, instrumentos de alta flexibilidade – que se adaptam melhor à anatomia das raízes do dente, aparelhos de ultrassom e tomógrafos computadorizados de cone beam estão disponíveis no instituto.

Assim, a tecnologia é usada a favor do paciente e do dentista, promovendo mais ergonomia, menos estresse, maior precisão, menor desgaste da coroa dentária e, dessa forma, aumentando a resistência do elemento dental.

Além de instrumentos e aparelhos mais modernos, os cimentos utilizados para o encerramento do tratamento se tornaram mais biocompatíveis, por interagirem diretamente com a superfície dentária – como é o caso dos cimentos à base de silicato de cálcio.

Por causa de toda essa infraestrutura e capacitação profissional, o tratamento de canal está deixando de ser um “terror” para o paciente e está se tornando cada vez mais surpreendente pela velocidade, precisão e segurança.