Em uma fase de isolamento, que já dura quase 6 meses, as escolas se viram obrigadas a mudar a forma de ensinar. As aulas online substituíram o contato diário com os alunos, mudança que causou estranhamento para muitos e levou profissionais a se reinventarem. No Colégio Adventista, as iniciativas foram além do ambiente digital, com o objetivo de aproximar mestres e alunos e entender melhor a necessidade individual de cada estudante.

“Incentivamos nossos profissionais a buscar o diálogo com cada um dos alunos, como seria feito se estivessem presencialmente aqui. A aula online, mesmo quando é ao vivo, não permite esse contato individualizado e muitos alunos ficam com vergonha de participar mais nesse ambiente digital”, afirma Marizane Piergentile, diretora de educação da rede Adventista do ABCDM e Baixada Santista.

Regiane Terezinha Silva e Santos, coordenadora da unidade Jardim Utinga, em Santo André, descobriu uma mãe com depressão ao fazer contato com uma das famílias. “A aluna faltava nas aulas, a família não respondia nossas tentativas de contato, então eu fui até eles tomando todos os devidos cuidados de distanciamento e descobri que a mãe estava em depressão e a família toda precisava de ajuda”, conta a profissional, que, depois disso, manteve visitas periódicas para acompanhar ainda mais de perto e ajudar no que fosse preciso.

Já a professora de Física Pamella de Almeida, observou que seus alunos do 3º ano do Ensino Médio precisavam de um incentivo. Afinal, é um ano decisivo na vida de qualquer adolescente prestes a se formar. “Hoje, além da escolha de uma profissão, eles precisam lidar com os estudos a distância e as circunstâncias que a pandemia trouxe. Analisando essa situação, resolvi escrever cartas a mão para cada um deles e fui pessoalmente entregar”, comenta a professora.

O colégio promoveu a ação Drive Thru da Saudade em todas as unidades, para que os estudantes pudessem ver e conversar com seus mestres, sempre seguindo todos os protocolos de distanciamento. Em frente aos colégios, os professores seguravam cartazes com mensagens positivas e carinhosas. Sem sair dos carros dos pais, os alunos retribuíram com recadinhos, presentes e muitas fotos do reencontro.

“Além de muito emocionante, ver o encontro dos estudantes com os educadores renova a crença de dias melhores e dá esperança de que tudo isso vai passar e logo voltaremos as salas de aula”, diz a diretora.

Sobre o Colégio Adventista

As regiões do Grande ABC e Litoral Paulista contam com 8 unidades de Educação Adventista, que atende alunos do maternal ao ensino médio. A rede, presente em mais de 145 países representada por cerca de 8.500 instituições, faz a diferença ao redor do mundo com os mais de 105 mil professores capacitados e comprometidos com a formação de qualidade de cerca de 1,9 milhão de alunos.

Unidade Praia Grande
Rua Jorge Hagge, 335 – Aviação – Praia Grande/SP
Telefone: (13) 3596-9393 – https://praiagrande.educacaoadventista.org.br/

Unidade Santos
Rua Guararapes, 39 – Vila Belmiro – Santos/SP
Telefone: (13) 3257-1800 – https://santos.educacaoadventista.org.br/