E, se a recomendação é sair de casa apenas para fazer o necessário, como fica o Turismo? Segundo João Carlos Pollak, Gerente Geral do Sofitel Guarujá Jequitimar, o segmento de hotéis foi fortemente impactado.

“Conosco não foi diferente. Ficamos fechados por quatro meses e agora que reabrimos, seguros de estar oferecendo nosso serviço de excelência respeitando todos os protocolos criados pela Accor que levam o selo AllSafe e Bureau Veritas”, ressalta.

Foto: Érika Martins

Durante esse período, um número reduzido de funcionários focados na manutenção e limpeza do hotel trabalhou para que nesse momento de retomada o hotel estivesse em condições perfeitas para receber os clientes. “Toda a equipe foi muito impactada com as novas regras, e nossos embaixadores se adequaram muito bem por entender a importância de seguir os protocolos como medidas protetivas para eles próprios, seus familiares e, claro, para receber os nossos clientes”, explica Pollak.

O gerente conta ainda que o grupo foi bastante ágil na criação dos protocolos de higiene, que estão inclusive acima das recomendações feitas pela Organização Mundial de Saúde e pelos órgãos governamentais. “A Accor desenvolveu ferramentas e treinamentos muito focados na conscientização de todo seu contingente de colaboradores e embaixadores. Estamos prontos para receber nossos clientes com muito carinho e sorriso nos olhos, já que todos estarão usando máscaras”.

Foto: Érika Martins

O principal investimento feito foi para viabilizar os próprios protocolos, considerando equipamentos de segurança e materiais de higiene. “As áreas do hotel receberam novas sinalizações, higienização das áreas com maior frequência, disponibilizamos totens e dispenser de álcool em gel para todas as áreas, aferição de temperatura nas entradas de hóspedes e colaboradores, tapetes sanitizantes, usa da máquina de limpeza Rainbow para estofados de poltronas e sofás nas áreas comuns e kit hóspede no check-in, contendo máscara de tecido, álcool em gel e lenço sanitizante”, detalha.

Ele ainda destaca que todos os protocolos de limpeza dos quartos são seguidos com produtos aprovados pela Anvisa, capas protetoras de PVC para colchões e travesseiros e, para complementar, a máquina de tratamento UV. “Ao final do procedimento, a camareira coloca um tag na maçaneta como sinal de que o quarto foi descontaminado e está pronto, lacrado, para a entrada do cliente”.

Segundo ele, cem por cento das equipes receberam treinamento dos protocolos e de uso de EPIs para essa nova situação. As áreas de serviços dos colaboradores, restaurantes e spa também sofreram adaptações e investimentos, de forma a manter todos os locais seguros e alinhados aos protocolos.

Foto: Érika Martins

“A parte positiva é que nunca perdemos o vínculo, nos apoiamos muito nas ferramentas on-line para reuniões das equipes. Isso fez com que todos se mantivessem conectados com o momento da empresa e as perspectivas de retomada”, diz Pollak.

Mesmo de longe, os clientes e seguidores do empreendimento não ficaram de fora. “Também nos mantivemos ativos nas redes sociais, gerando conexão emocional com nossa base de fãs. Ficamos muito felizes com o índice de interação dos fãs, postando seus melhores momentos no nosso hotel, além de participarem do entretenimento on-line oferecido durante as lives que apresentaram um pouco das atividades que estavam ocorrendo no hotel”, completa.

Para ele, a maior dificuldade foi garantir que os funcionários estivessem em segurança em suas casas e que pudessem contar com o apoio do grupo, além de mantê-los motivados para essa fase da retomada. E as perspectivas são boas. “Várias pesquisas apontam para o aumento das viagens curtas e do deslocamento de carro. Como nosso hotel está a apenas uma hora de São Paulo, acreditamos que continuaremos a ser uma das melhores opções para os paulistanos e paulistas que buscam relaxar a lazer ou a negócios”.

Pollak enfatiza que as equipes de eventos também estão preparadas para desenhar formatos que atendam aos novos protocolos, como distanciamento e serviço de alimentação personalizado.

José Carlos Pollak pede que os hóspedes respeitem os protocolos de segurança e aproveitem a estadia no Sofitel Guarujá Jequitimar
Foto: Érika Martins

Dos clientes, o Sofitel Guarujá Jequitimar só espera que cumpram as medidas para a segurança de todos e aproveitem a estadia. “Nossos clientes iniciam o processo de reserva e escolhem o hotel pela garantia de que seguimos os protocolos definidos. O compromisso que pedimos aos nossos hóspedes é o respeito ao protocolos, mas que sobretudo relaxem e aproveitem esses dias nesse paraíso que é o Sofitel Guarujá Jequitimar”, finaliza o gerente geral do empreendimento.