Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente foi descoberto em dezembro de 2019 e provoca a doença chamada de Covid-19 (SARS-CoV2). No mês de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia global por causa da rápida expansão do vírus pelo mundo.

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais sintomas conhecidos até o momento são febre, tosse, perda de olfato e paladar e dificuldade para respirar.

Foram descobertos novos exames que testam a doença, e o Laboratório Cellula Mater não mediu esforços para ajudar Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente foi descoberto em dezembro de 2019 e provoca a doença chamada de Covid-19 (SARS-CoV2). No mês de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia global por causa da rápida expansão do vírus pelo mundo.

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais sintomas conhecidos até o momento são febre, tosse, perda de olfato e paladar e dificuldade para respirar.

Foram descobertos novos exames que testam a doença, e o Laboratório Cellula Mater não mediu esforços para ajudar a população nesse mundo atípico que estamos vivendo. Realizamos todos os tipos de testagem com reconhecimento da Anvisa:

  • Teste por RT-PCR: Atua amplificando uma sequência genética específica do vírus. É indicado durante o percurso agudo da doença, quando a carga viral é mais alta. Altamente específico, detecta o material genético do vírus, que é composto por RNA. Realizado em secreções respiratórias. Sugere-se que seja coletado nos primeiros dias de sintomas.
  • Sorologia: Diferente da RT-PCR, verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente. É recomendado que seja realizado, pelo menos, sete dias após o início dos sintomas, pois produção de anticorpos no organismo só ocorre um período após exposição ao vírus.
  • Teste Rápido: Nosso teste rápido para Covid-19 detecta IgG e IgM presentes em amostras humanas de soro, sangue ou plasma, próximo de 100% de sensibilidade. Ele é realizado de forma qualitativa, indicando apenas se é ou não reagente. A vantagem é a obtenção de resultados rápidos. É indicado a partir do 7o dia de sintomas.
  • Covid-19 Ag: Realiza o diagnóstico na fase aguda da Covid-19. A coleta é feita por swab na nasofaringe e se obtém o resultado mais rápido.

Com essa nova metodologia, conseguimos um diagnóstico rápido por SARS-CoV2 em fase aguda, antes detectada apenas pelo RT-PCR – que leva de 3 a 7 dias para sair o resultado. No novo teste Covid-19 Ag leva apenas 24 horas. É essencial destacar a importância de ter a orientação e o acompanhamento de um médico especialista.