Em tempos de pandemia, vamos falar um pouco sobre as doenças dermatológicas e o estresse.

Existem inúmeras doenças de pele que estão relacionadas com o estresse psicológico. Isso acontece porque o tecido que dá origem à pele e ao sistema nervoso é formado pelo mesmo tipo de células durante o desenvolvimento embrionário.

Os dois órgãos estão intimamente ligados, e um gatilho emocional também pode se manifestar na pele na forma de lesões descamativas (dermatite seborreica, caspa, psoríase, entre outras); alteração de cor, início ou piora no vitiligo; quadros alérgicos (dermatite atópica, líquen simples, e dermatites por sensibilizantes em geral e doenças ocasionadas por agentes oportunistas (herpes simples, herpes zoster e escabiose).

O sistema imune também é responsável pela proteção da pele, e desequilíbrios surgem quando a imunidade do indivíduo está debilitada.

Tendo em mente que diversas manifestações da pele estão associadas à ansiedade e ao estresse, imagine como ficamos mais suscetíveis em meio a uma pandemia, facilitando o aparecimento de lesões dermatológicas que necessitam diagnóstico e tratamento.

Com as atuais normas de higiene para diminuir o contágio da doença, temos visto um número elevado de pacientes com alergias nas mãos, apresentando descamação e coceira. Isto se deve ao uso exagerado do álcool em gel e consequente desidratação das células.

A nossa orientação como dermatologistas é que lavem as mãos com água e sabão, deixando o álcool em gel apenas quando estiver na rua, onde não há a possibilidade da lavagem.

Salientamos ainda a necessidade de hidratar as mãos com hidratantes específicos após cada lavagem.

O uso das máscaras também tem propiciado o aparecimento de acne e foliculites nas regiões do queixo e bochecha, pois ocorre um aumento da secreção sebácea neste ambiente quente e úmido que fica coberto durante um longo período.

Para tentar prevenir tais efeitos, reforce a limpeza adequada do rosto, duas vezes ao dia; use máscaras com tecido de algodão, seda ou TNT; não aplique maquiagem grossa no local e lembre-se: a máscara é uma medida de segurança para você e os outros!

*Esta publicação tem caráter educativo e informativo, e não deve ser utilizada para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Consulte sempre seu médico.