Enquanto ainda não contamos com uma vacina para a Covid-19, ao primeiro sinal de coriza e tosse as pessoas já se questionam: “Será que fui contaminada pelo novo coronavírus?

Preciso ir ao médico?”. A dúvida é válida, e com o atual cenário de pandemia no Brasil é importante destacar a realização dos testes de Covid-19, que é fundamental para o controle e diagnóstico preciso da doença.

Segundo a Dra. Maria de Fátima Pires de Campos, diretora do Laboratório Cellula Mater, “a recomendação para realização dos testes é para as pessoas que apresentem sintomas sugestivos para a doença, como tosse, febre, cansaço, falta de ar e coriza. E quem teve contato com alguém que teve o coronavírus confirmado deve procurar um médico”.

Existe uma série de testes disponíveis para diagnóstico da doença causada pelo novo coronavírus. Por isso, é normal que diversas dúvidas possam surgir na hora de escolher qual teste seria mais adequado e qual a precisão de cada um.

Conheça os tipos de testes disponíveis e que podem ser realizados aqui na região, no Laboratório Cellula Mater:

Teste por RT-PCR
Atua amplificando uma sequência genética específica do vírus, utilizando primers que detectam regiões do RNA Viral. Assim, o teste molecular é indicado durante o percurso agudo da doença, quando a carga viral é mais alta.

É o método padrão ouro para o diagnóstico definitivo na fase aguda da doença. Altamente específico, detecta o material genético do vírus, que é composto por RNA. Realizado em secreções respiratórias.

Acredita-se que o momento ideal para realizar o teste seja na fase aguda sintomática, quando a sensibilidade é maior. Sugere-se que seja coletado nos primeiros dias de sintomas. A partir do 7o dia, a chance do exame dar positivo é menor.

Sorologia
Diferente da RT-PCR, a sorologia verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.

Diferente da RT-PCR, a sorologia verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.

Para que tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, sete dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.

Teste Rápido
O teste rápido para Covid-19 detecta IgG e IgM presentes em amostras humanas de soro, sangue ou plasma, com 95% de sensibilidade. Ele é realizado de forma qualitativa e não apresenta valores numéricos em relação a quantidade de anticorpos, indica apenas se é ou não reagente. A vantagem é a obtenção de resultados mais rápidos para a decisão da conduta.

Ele não possui a mesma sensibilidade dos demais métodos, e é importante ter a orientação e o acompanhamento de um médico. Usa-se uma lâmina de nitrocelulose (uma espécie de papel) que reage com a amostra e apresenta uma indicação visual em caso positivo.

Além dos já citados, o Laboratório Cellula Mater conta também com o teste Covid-19 Ag, que detecta a doença em sua fase aguda. A coleta é feita pelo nariz, com um swab de nasofaringe.

O resultado sai em alguns minutos e proporciona uma triagem inicial. É importante destacar que o laboratório realiza todos os exames citados com a autorização da Anvisa e da Fiocruz.

O exame por PCR é realizado apenas na unidade de Santos ou por coleta domiciliar, mas os demais podem ser realizados em qualquer unidade do Cellula Mater – em Santos, São Vicente, Praia Grande ou Cubatão.

Para fazer qualquer um desses exames não é necessário agendamento prévio, a menos que se deseje que a coleta seja feita em casa.

Quem preferir realizar o exame no laboratório, pode ficar tranquilo. O Cellula Mater busca novos recursos para combater a pandemia e proteger seus clientes e funcionários.

Além do uso obrigatório de máscaras e funcionários devidamente paramentados, todas as unidades contam com placas de proteção na recepção, além de totens e dispensers de álcool em gel.

“O fluxo de atendimento foi reduzido por conta do isolamento recomendado pela OMS, entretanto, nesse período ampliamos nossa frota para o serviço de coleta domiciliar, um dos serviços mais solicitados nesse período atípico”, explica a Dra. Maria de Fátima.

A diretora destaca ainda que existem diversos desafios nesse momento, mas destaca o de manter a agilidade no atendimento e ainda assim conseguir esclarecer dúvidas e prestar um atendimento humanizado.

Em parceria com a arquiteta Shirley Vaz Vedovate, as unidades de maior fluxo (Santos e São Vicente) ganharam uma cabine de desinfecção na entrada. A passagem pelo sistema de nebulização corporal contribui para a desinfecção de vírus presentes em roupas e sapatos antes da entrada nos ambientes.

Para mais informações, consulte o site www.cellulamater.com.br ou ligue (13) 3225-2586.