E eis que a Revista Studiobox chega aos seus 15 anos! Quando recebi a missão de escrever esse texto, uma enxurrada de memórias vieram à mente. Eu e Maycow Montemor – criador e editor-chefe da Studiobox – estudamos juntos e nos conhecemos desde o Ensino Médio. Então, pude acompanhar de perto o nascimento não só da revista mais querida de Santos como também de um grande empreendedor.

Não tem como separar a história da publicação da trajetória do seu criador. Lembro que Maycow sempre teve o sangue de comerciante correndo nas veias, e desde muito novo já ajudava nos negócios da família, trabalhava em lojas de grandes marcas e até tocou seu próprio estabelecimento comercial no Gonzaga. Tudo isso antes dos 20 anos de idade.

“Eu poderia inventar uma história linda mas prefiro ser realista e dizer que tudo começou numa busca por autoafirmação. Eu queria provar aos meus pais que eu era capaz de começar algo do zero e ter sucesso. Afinal, eu ‘quebrei’ uma loja que eles me deram quando fiz 18 anos”, relembra Maycow.

Maycow Montemor

Após uma viagem para Portugal, Maycow voltou para casa cheio de ideias: queria começar uma publicação regional, que falasse sobre e para o público de Santos, com destaque para as atividades culturais e empreendimentos da Região. E foi assim que nasceu a Studiobox. “Eu tinha medo de ser esquecido, então resolvi contar a história das pessoas. Na minha cabeça, alguém sempre lembraria do menino que contou a história dos principais personagens de Santos. Sempre falavam das empresas, mas quem construiu essas empresas?”, destaca.

Me lembro de passar algumas noites fazendo companhia para o Maycow, que escrevia e fazia a diagramação da revista toda sozinho, aprendendo enquanto fazia, em um computador no quarto na casa dos pais dele. Ele ia nos eventos, entrevistava as pessoas, conquistava clientes e era um exemplo de empreendedorismo quando essa palavra nem era tão conhecida por aqui.

Os desafios, é claro, foram muitos. Primeiro, desbravar um espaço que mal era ocupado e descobrir como funcionava o mercado editorial, gráficas, contratos, clientes… Maycow conta que era difícil ser um menino de 21 anos, sem histórico na “sociedade santista”, desconhecido pelo mercado e lançar uma revista. “Mas desafio mesmo era conseguir deixar minha timidez e, sabendo disso tudo, ir pra rua vender anúncio, bater de porta em porta e começar os relacionamentos do zero”. Depois, veio a própria execução da publicação: aprender a mexer nos programas de diagramação, edição de imagens e gravar entrevistas. É importante destacar aqui que tudo isso aconteceu pelo menos quatro anos antes do primeiro smartphone chegar ao Brasil.

Nada disso foi um obstáculo para que a Studiobox se tornasse uma referência na Cidade. Maycow sempre levou jeito com os negócios e, principalmente, com o trato com os clientes e fontes. Amigos se tornaram clientes e muitos clientes se tornaram amigos durante essa jornada, ajudando na construção e transformação da revista. Em 15 anos, foram 60 edições contando a história de Santos através das pessoas e seus empreendimentos nos mais diversos segmentos.

O empresário destaca que o desafio atualmente é encontrar personagens com histórias tão boas quanto as que já foram contadas nesses 15 anos, adequando-as às demandas socioculturais do presente.

“Trazer maior diversidade para nossas capas é minha meta. Estamos passando por um período de mudança e renovação, por isso precisamos de um tempo até que o novo mature e se estabeleça”.

Para Maycow, a Studiobox foi não só um negócio, mas também um grande aprendizado. “Profissionalmente a revista me formou, me graduou e me especializou em análise e observação do movimento da sociedade, razão pela qual me tornei pesquisador do Laboratório de Comportamento, Política e Mídia da FUNDASP/PUC-SP”.

Já pessoalmente, a revista o ajudou a ter contato com todos os desejos e sonhos que sempre teve. “Graças a isso, pude perceber o que realmente tem valor e principalmente que a felicidade não pode ser comprada com cartão de crédito, no máximo o dinheiro consegue realizar desejos. Aprendi que felicidade e realização estão muito além de posse, e que legado não se faz com tijolos”.

Especialmente no momento em que estamos vivendo, Maycow se dá conta de que os 15 anos da Studiobox são uma vitória. “Meu sentimento é de gratidão a todos que sempre estiveram comigo nesses anos: prestadores de serviço, fornecedores, clientes, amigos, família e principalmente a Deus, por ter sido meu chão em todas as vezes que eu caí”, completa o empresário.

Como não é uma pessoa de estipular metas, Maycow gosta de deixar a vida seguir seu fluxo. “Lançamos nosso aplicativo de leitura há quase 10 anos. Antes do boom dos apps eu já via a necessidade da revista estar nos dispositivos móveis, de investir no site e nas redes sociais”. A intenção agora é desenvolver mais a parte on-line, mas de acordo com o mercado regional, que ainda tem bastante força no off-line. “O diferencial da Studiobox para as outras revistas que já passaram por aqui e não obtiveram sucesso é justamente o fato de que nós somos muito atentos ao mundo, mas nunca esquecemos das peculiaridades da nossa região”, finaliza.

A Studiobox já passou por diversas fases, traduzidas por capas que se destacaram ao longo da nossa trajetória, como demonstrado abaixo. Você se lembra delas?