Na Roca Brasil, inovação é uma das direções que movem nossa atuação. Em nosso DNA, o trabalho que realizamos com cada uma de nossas marcas – Roca, Incepa e Celite –, nos posiciona como uma empresa que mergulha nas tendências mundiais e busca apurar as necessidades e os desejos dos consumidores brasileiros.

Cuba da coleção Infinity da Roca, assinada pela arquiteta Fernanda Marques | Foto: Divulgação

Nessa percepção de compreender a transição do conceito do banheiro em cada época – o que ele foi no passado e a relevância dele hoje, na vida das pessoas –, compreendemos que o ambiente deixou de ser apenas funcional. Nos projetos residenciais, o cômodo alçou status e passou a ter uma decoração dedicada, evidenciando as tendências e o design que o morador mais se identifica. Afinal, o banheiro dos sonhos deve retratar o prazer de estar, de ter o seu momento consigo e relaxar.

Por qual motivo iniciei essa reflexão? Muito simples: pelo sucesso da nossa estratégia de lançarmos louças sanitárias coloridas e no acabamento matte. Embora com todo cenário imprevisível – que ainda seguimos com esse período sem precedentes em 2020 –, nos três primeiros trimestres de 2020 a Roca Brasil registou um aumento significativo nas vendas de cubas e bacias sanitárias que saem do padrão branco brilho e evidenciam nosso portfólio de cores. Esse crescimento engloba nossas três marcas Roca, Incepa e Celite, que acertadamente destacaram lançamentos de modelos que atenderam seus públicos.

Como essência, sabemos que o brasileiro é alegre, original e gosta de ter a casa refletindo sua personalidade. Cada uma de nossas marcas tem um público-alvo que, por sua vez nos permite oferecer uma paleta de cor que atende cada tipo de consumidor, desde os mais ousados quanto os mais sóbrios. Unindo as cores com os modelos de cubas em formatos diferenciados, potencializamos as escolhas e as possibilidades de criar banheiros únicos. Nos desafiamos tecnicamente na produção de cubas que nos renderam prêmios e o reconhecimento internacional. As cores, no acabamento matte, também foram muito bem aceitas no exterior. Exportamos para mais de 20 países, como Estados Unidos, Canadá, Espanha, Inglaterra, China, Chile, e Paraguai. 

Cuba da premiada coleção Ruy Othake by Roca | Foto: Divulgação

Sendo assim, podemos datar a chegada do fenômeno das cores na Roca Brasil com o grande lançamento da coleção de cubas Ruy Ohtake by Roca, desenvolvidas pelo grande mestre e arquiteto brasileiro. Com nossa tecnologia de desenvolvimento e os traços únicos trazidos por ele, lançamos uma linha de design atemporal e as tonalidades que ditaram tendência por aqui.

Seguindo essa toada, em 2019 o mercado recebeu muito bem as cubas assinadas, dessa vez, pela arquiteta brasileira Fernanda Marques. A coleção Infinity, composta por três modelos de cubas de apoio, uniu design minimalista e funcionalidade em um equilíbrio entre as linhas retas e curvas retratando, mais uma vez, a versatilidade da união entre cores e o efeito matte.

A Roca Brasil aposta nas cores para deixar os banheiros mais elegantes e personalizados | Foto: Divulgação

No tocante às cores, esses resultados tão eloquentes confirmaram nosso entendimento pautado lá atrás: que o brasileiro almejava a presença das cores nas louças sanitárias, deixando para trás uma antiga preferência pelo branco. Mas quais são as cores disponibilizadas? Além do branco brilho, o portfólio da Roca agrega o Branco matte, Beige, Perla, Café, Grafito e Onix. Dos tons mais clássicos até os modernos, passando pelos neutros, a marca consegue agradar todos os estilos, disponibilizando oportunidades diversas de composição dos banheiros e lavabos. 

Já mencionei a consonância do matte com as cores, todavia é fundamental relatar como ele atende uma parcela do público consumidor que quer apostar nas cores, mas ao mesmo tempo prefere optar por um acabamento mais moderado nessa mudança em seu banheiro. Por meio do efeito fosco que o matte proporciona, a decoração do ambiente, como um todo, adquire ares diferenciados e muito interessante.

Nessa linha evolutiva, nesse ano demos um salto e ampliamos a presença das cores para coleções consagradas da marca Roca como a DebbaOptica, Nexo, Gap e Beyond, que estão disponíveis nos sete tons mencionados.

Linha de cubas coloridas Platinum da Incepa | Foto: Divulgação

Já a marca Incepa igualmente se destacou pelas cores e acabamento matte em suas linhas. Ressaltando o conceito de luxo acessível, esse ano seguimos acreditando no portfólio composto pelo Branco brilho, Branco matte, Champagne, Gris, Noir e Rose – um sucesso entre os consumidores desde 2019. Mais uma vez, os resultados positivos nos ajudam a comprovar a volta da preferência pelo colorido nos projetos brasileiros.

A cor Rose, um tom de rosa suave, delicado e marcante, foi uma das grandes sensações no estande de Incepa durante a Expo Revestir 2020. Nesse quesito, podemos destacar a linha de cubas Platinum fabricada com a tecnologia Titanium®, desenvolvida exclusivamente pela Roca Brasil. As peças trazem bordas finas 30% mais resistentes e 40% mais leves do que os modelos convencionais. As bacias sanitárias das linhas Neo e Boss também acompanham a tendência de cores.

Cuba da linha Platinum e bacia da linha Boss, ambas da Incepa| Foto: Divulgação

Depois de anos em que o branco tomou conta dos banheiros brasileiros, os consumidores voltaram a apostar nas louças coloridas. Junto a esse fenômeno podemos destacar a mudança em relação à funcionalidade desses ambientes. Além de um espaço para higiene diária, o design e a decoração também se tornaram prioridades. Para os moradores, o prazer de estar no banheiro vai de encontro com ter um cômodo dos sonhos.

A Roca Brasil, por ser uma empresa que se conecta com o estilo dos brasileiros, está atenta a essas alterações nos desejos de consumo. Dessa forma, seguimos investindo na estratégia do retorno das cores com peças que unem tecnologia e beleza.

Sérgio Melfi, diretor de marketing e vendas da Roca Brasil