Escreve Clarice:  “Eu que escrevia com as entranhas, hoje escrevo com a ponta dos dedos”. Clarice Lispector com a ponta dos dedos, a trama do tempo traz seis ensaios de Vilma Arêas sobre a obra clariciana. Trata-se de edição comemorativa ao centenário da importante escritora, celebrado em 10 de dezembro de 2020. Ilustrado com fotos e manuscritos, além de prefácio de Samuel Titan Jr., no lançamento da editora da Imprensa Oficial do Estado (IMESP) a escritora e professora de literatura brasileira Vilma Arêas estabelece um amplo estudo da obra completa.

“Nas páginas de Clarice Lispector com a ponta dos dedos, o texto literário não é objeto inerte de uma teoria ou interpretação já pronta. Ao contrário: Vilma Arêas mimetiza o movimento mais essencial de Clarice Lispector e privilegia a procura reiterada e o encontro com o texto — que se produz, aqui, na forma de uma leitura sem pauta prévia. O resultado é fascinante: a obra fala e dialoga — e, quando lhe dá na veneta, ela cala ou pergunta. O que mais poderíamos pedir a um grande livro de crítica literária?”, registrou no prefácio Samuel Titan Jr., tradutor e professor de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo.

O livro publicado originalmente em 2005 pela Companhia das Letras, vencedor do prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) 2005 e 3º lugar na categoria Teoria e Crítica Literária do prêmio Jabuti 2006, conta agora com itens inéditos. Além de uma rigorosa revisão, a edição da IMESP inclui um ensaio novo sobre um conto pouco estudado de Lispector: “A mensagem”, de A legião estrangeira.

“É uma grande alegria para a IMESP publicar um título de referência sobre uma das mais proeminentes escritoras da nossa literatura, ainda mais neste marco de seu centenário. O livro é um convite a se aprofundar na obra singular de Clarice”, pontua Izabel Camargo Monteiro, Diretora Administrativo-Financeira da Imprensa Oficial do Estado.

SOBRE A AUTORA

VILMA ARÊAS (Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, 1936) –  Escritora, ensaísta e professora aposentada de literatura brasileira da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Além de outros importantes reconhecimentos, coleciona quatro prêmios Jabutis pelas obras Aos trancos e relâmpagos (literatura infantil, Scipione, 1988); A terceira perna (contos / crônicas / novelas, Brasiliense, 1992); Clarice Lispector com a ponta dos dedos (ensaio/3º lugar, Companhia das Letras, 2006); e Um beijo por mês (conto, Luna Parque, 2019).