Recentemente, recebi a seguinte mensagem de uma leitora: “Estou com problemas com o meu marido, que nunca foi ciumento, mas agora que eu me formei e comecei a trabalhar, tem deixado minha vida insuportável. Sempre fui dona de casa e agora que meus filhos cresceram, depois de muito sacrifício para fazer um curso de esteticista, estou finalmente me realizando e trabalhando. Essa era a hora de viver em paz e realizada, mas só tem brigas e desconfiança aqui em casa.”

Cara esposa surpresa e triste, pelo que me conta em seu e-mail, seu marido sempre foi o protagonista da história de vocês, já que enquanto você ficava em casa ele trabalhava, sustentava a família e era reconhecido como tal, como o provedor da casa.

Agora que você também está buscando e realizando seu papel na sociedade e na família, tendo uma identidade profissional, ele deve estar se sentindo ameaçado no lugar que estava acostumado a ocupar.

Além disso, há uma mudança na rotina familiar que ele talvez ainda não esteja pronto para se adaptar.

A questão do recente ciúme deve ser apenas uma manifestação dessa dificuldade dele e, portanto, como a maioria das questões e conflitos entre os casais deve ser conversada e avaliada por vocês dois.

Importante destacar que isso não deve ser feito em uma conversa em que as acusações e insatisfações sejam o principal ponto, mas uma conversa verdadeira, na qual você consiga mostrar para ele o tanto que as suas conquistas deixam você feliz. Ter uma mulher feliz ao lado dele faz com que a cumplicidade sempre seja a tônica.

E você, por sua vez, ao invés de abandonar tudo também está lidando com uma nova situação que é ver seu marido fragilizado. Nesse sentido, essa é a hora de apoiá-lo e entendê-lo. Assim, a negociação e a confiança entre vocês deve melhorar.

É muito comum que uma situação como essa aconteça quando o homem se identifica com o papel tradicional de provedor e acredita que seu poder e força está nesse papel.

Hoje, além de estudar e discutir a liberdade feminina de realizar seus próprios sonhos, nós psicólogos também estamos muito envolvidos em estudar a masculinidade.

É um conceito que mudou totalmente nos últimos tempos, e talvez seu marido precise de um tempo para se atualizar e ver que a vida dele também ficará mais leve e fluida.