Uma incrível odontologia se apresenta a cada dia, com grandes profissionais atuando dentro e fora da boca do paciente. Isso mesmo, fora da boca.

Esse é o caso da recém-nascida especialidade da harmonização orofacial, que trabalha na face buscando como resultado o embelezamento facial.

Mas, na realidade, essa odontologia atual é muito mais do que isso. Ela devolve a função e a estética e, desta maneira, mexe diretamente com o psicológico e é capaz de elevar de forma surpreendente a autoestima dos nossos pacientes.

Dentro desta odontologia, está a minha especialidade: a implantodontia, que devolve um ou todos os dentes na boca. Muitas pessoas ainda não conhecem em que casos e situações os implantes podem ser usados.

Para um melhor entendimento, os implantes são parafusos de titânio que são colocados dentro do osso e servem para substituir um ou mais dentes.

Desta forma, nós podemos atender, por exemplo, um paciente que use dentaduras, pois perdeu todos os seus dentes. Agora, imaginem a transformação ao substituir essas próteses móveis por próteses fixas, presas nos implantes.

Os implantes oferecem mais conforto, segurança e firmeza para falar, comer e sorrir, e o resultado disso é o restabelecimento da função e da estética, o que melhora a autoestima dos pacientes.

A substituição de um dente também é uma situação cotidiana em que os implantes são utilizados com bastante sucesso. Um bom exemplo são os casos de fratura onde o dente é condenado e podemos imediatamente substituir por um implante e novamente restabelecer função e estética.

Todas essas situações são possíveis graças ao pesquisador sueco Prof. P.I Branemarck, que descobriu as propriedades do titânio, um metal biologicamente compatível e com uma incrível capacidade de integração com osso – ele “gruda” no osso. E isso possibilita então a reposição dos dentes através de próteses.

Espero ter esclarecido um pouco sobre as indicações dos implantes dentários. Em caso de dúvida, coloco-me à disposição para responder através dos canais de comunicação das minhas mídias sociais @implantevida e @jmarcioamaral.