Uma loja quase centenária, bem no coração do Centro de Santos, continua na ativa. A loja de roupas Paramount faz parte da história da Cidade, e existe desde 1932. Criada por Jorge Atik e Elias, seu irmão, a primeira loja ficava na praça Rui Barbosa, em frente ao Cine Paramount, que inspirou o nome da loja.

Atual sócia proprietária da Paramount junto ao seu pai, Alberto Jorge Atik, Juliana Guillin Atik Cruz conta que a loja trabalha com moda masculina, desde o esporte até o social. É um estilo clássico, sempre acompanhando as tendências de moda. “Meu pai trabalhava com meu avô, e assim seguiu seus passos. Comigo não foi diferente. Eu sempre o acompanhava na loja, desde menina. Com 17 anos me formei em Direito, mas continuei no comércio”.

Alberto Jorge Atik e sua filha Juliana Guillin Atik Cruz
Fotos: Érika Martins

Juliana diz que é advogada por formação e comerciante de coração. “Estou com meu pai na loja há 23 anos, e aproveito cada minuto ao lado dele que, diariamente, me passa muito aprendizado e segurança”.

O negócio não permaneceu na Rui Barbosa, porque houve desapropriação da rua. A loja, porém, não parou de prosperar. Com filiais no Shopping Balneário e na Rua Frei Gaspar, o legado continua. Juliana diz que cada novo endereço foi motivo de muita alegria para toda a família. Ela também acompanhou de perto a abertura da loja no Balneário, a cerca de 20 anos atrás.

Juliana comenta a forte ligação da família com o Centro Histórico. “Nós iniciamos no centro de Santos, mantemos duas lojas lá e temos muito carinho pelo local. Clamamos por uma efetiva revitalização. O nosso centro é lindo, é rico e respira história.”

Com a chegada da COVID-19, muitos negócios foram afetados. A comerciante conta como está sendo lidar com essa dificuldade: “Essa pandemia está sendo, sem dúvida, o maior obstáculo para todo e qualquer comércio. É muito triste ver colegas comerciantes fechando suas portas. Após o plano de retomada, tanto nossas lojas de rua quanto a loja do shopping estão seguindo todas as medidas impostas, e com certeza, máscara e álcool em gel permanecerão obrigatórias por um bom tempo, para que todos possam fazer suas compras em segurança”.

Ao ser perguntada sobre o diferencial da Paramount de outras lojas de moda, ela conta que são os clientes. “Sempre tivemos o pé no chão e muito respeito aos nossos clientes. Mesmo em meio a tantas incertezas que já passamos, em diversos momentos econômicos, isso vem sempre em primeiro lugar! Nosso maior bem, nossa maior conquista, é nosso cliente. E acreditamos que é o respeito a ele que nos mantém até hoje.”

Como em momentos anteriores de crise econômica e adversidades, a Paramount, com trabalho muito sério, conseguiu mais uma vez suportar e continuar sua história. “Eu tenho muito orgulho de ser a terceira geração de uma empresa de quase 90 anos e poder trabalhar ao lado do meu pai. É um grande privilégio!”, finaliza Juliana.

O legado de uma das maiores instituições de Santos permanece em boas mãos. Pai e filha, juntos, comandam com carinho o que lhes foi deixado. Como clama Juliana Atik, “Se Deus quiser, novos endereços ainda virão!”.

Lojas Paramount
R. Frei Gaspar, 65
R. Amador Bueno, 89
Shopping Parque Balneário – loja 39/40