A operadora de plano de saúde Blue Med é um dos negócios que mais crescem na Baixada Santista. Com cinco hospitais na região, cinco unidades de pronto atendimento, 10 laboratórios e 15 centros de diagnóstico, a empresa tem se consolidado como uma das maiores de seu setor. Sua área de abrangência vai de Bertioga a Peruíbe, com mais de 67 mil beneficiários, 380 unidades credenciadas e 2 mil médicos credenciados.

A Blue Med é uma empresa 100% brasileira. A marca surgiu como um produto diferencial da Alvorecer, e conta com total apoio e a tradição de um convênio que atua desde 1924. A empresa tem como missão promover o acesso a saúde, de forma acolhedora e ágil com excelência na gestão de recursos. Além disso, possui atendimento 24h em todos os dias da semana.

Fotos: Érika Martins

Com sedes em Santos, São Vicente e Guarujá, a empresa também teve que se adaptar com a chegada da pandemia do COVID-19. Rogério Martins, diretor comercial e de marketing, afirma: “A Blue Med, assim como praticamente todas as operadoras na Baixada Santista e muitos operadores de São Paulo, ainda trabalhava com a venda em papel. Então foi a primeira medida que fizemos para nos adaptar à nova realidade: trocar o papel por uma vida totalmente digital. Nesse processo, tivemos que suspender as vendas no período”. Em 15 dias, um tempo recorde, o sistema estava no ar.

Com o novo aplicativo, o usuário consegue resolver quase todos os principais serviços. Não precisa mais se dirigir a uma unidade da Blue Med para emitir a segunda via de boleto, por exemplo, nem para ver rede credenciada ou fazer uma solicitação.

Além disso, a empresa precisou se adaptar às novas medidas de segurança. A portaria de decreto de regulamentação aconteceu em março, e no começo de abril a empresa já tinha mais de vinte médicos especialistas atendendo através da telemedicina.

Outro diferencial fornecido aos beneficiários foi o Disk Saúde, uma central onde médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas e toda uma equipe multidisciplinar podem oferecer assistência médica e orientações.

Segundo Luís Oliveira, diretor médico operacional da Blue Med, foi notada uma diminuição no número de atendimentos em geral. “O beneficiário deixou de buscar ajuda dos médicos com quem eles já faziam acompanhamento. Isso tem mudado. A partir de agosto, já notamos uma retomada considerável do atendimento, inclusive uma demanda maior do que antes da epidemia. Muitos estão buscando retomar os seus tratamentos e, dentro dessa preocupação, nós redimensionamos, inclusive nossa rede credenciada”.

Para isso, a Blue Med contratou mais médicos em diversas especialidades, tanto nas unidades próprias quanto nas redes credenciadas.

Ainda por causa da pandemia, os pacientes agora estão retomando as cirurgias eletivas, que ficaram paradas por um bom tempo. “Dentro dessa retomada, nossa preocupação com a segurança do paciente é testar tanto a equipe médica quanto os próprios pacientes e evitar que entrem em contato, no ambiente hospitalar, com pacientes infectados”, comenta Oliveira.

Nesse período de pandemia, a bolha de atendimentos já teve muitas mudanças. Já a estrutura de telefonia ainda requer mudanças, por causa da grande demanda. “Incorporamos o agendamento na estrutura própria para facilitar o acesso ao atendimento médico dos nossos beneficiários. Temos também serviços de atendimento por WhatsApp, e-mail e chat. Estamos buscando segmentar o atendimento por áreas específicas, para que se tenha mais fluidez no momento que estiver procurando atendimento”, afirma Stefan Horvath.

Outra preocupação da Blue Med Saúde é estender também esse processo de qualidade aos prestadores de serviço. Logo, a empresa fará a avaliação e reclassificação dos trabalhadores para que atenda, dentro de um mínimo de exigência, os protocolos da saúde exigidos.

“Todos os protocolos foram atendidos desde o primeiro momento do afastamento. É muito importante citar que o afastamento ocorreu nas áreas que possibilitam trabalhar em home office, mas o atendimento de call center não tinha como ser diferente, a não ser presencial”, explica Horvath.

O diretor ainda afirma que todos os cuidados foram e estão sendo tomados, como o espaçamento e fornecimento de equipamentos de proteção individual. “Nosso propósito principal é o reforço e a melhoria contínua para o atendimento aos nossos beneficiários”, finaliza.