Ser jovem hoje é muito diferente do que era ser jovem há alguns anos. A nova geração adota um estilo próprio, quer fazer parte de uma tribo e gosta de aventuras.

Tudo mudou e coisas que existiam não existem mais. O que era moda, hoje é demodê. O que era sucesso está out.

Os jovens unem-se no horário que, em outros tempos, era o exigido para chegarmos em casa. Fazem as chamadas “resenhas” e na troca de ideias buscam construir um novo mundo, repleto de sonhos e sabe-se lá com que objetivos. Só eles sabem.

Sentem-se livres para serem o que bem entendem, com transparência. No diálogo com os adultos, argumentam de igual para igual, defendendo suas convicções com segurança, como se fossem perfeitas.

A juventude hoje vê moça com moça e rapaz com rapaz sem o preconceito, a discriminação e a opressão de anos passados. Descobrem muito cedo quem são e o que querem ser.

Apesar da pouca idade, querem viver tudo o que têm direito, na certeza de que, quando mais velhos, servirá como a fonte de experiência.

Os jovens de agora entendem o valor do dinheiro e querem ter os seus poucos ou muitos “reais” para satisfazerem o desejo de irem às próprias compras.

Eles acreditam que nada de mal pode lhes acontecer, por isso, agem com a inconsequência natural da idade ou com a fé que lhes foi oferecida pela natureza divina, embora disso ainda não se deem conta. É interessante como eles pensam que ter 40 anos já é ser velho.

O mundo deles é mais rápido, tecnológico e digital. Vivem o dia a dia, a era das redes sociais, da internet, das selfies, das séries, do WhatsApp. Parece que nasceram já conhecendo o alcance e a rapidez desse mundo virtual cheio de mistérios.

A verdade é que pode mudar o mundo, surgirem novas tecnologias, novos ídolos, novas modas, mas ser jovem será sempre ser jovem, e as coisas que acontecem na juventude, que é a melhor fase da vida, ficarão para sempre marcadas pela vida inteira.

É a evolução… Os jovens nos ensinam a participar dessa metamorfose, não permitem que deixemos a alma envelhecer e nos ensinam a viver saudáveis e sábios.

Salve a juventude!