Em um passado próximo, celulares e tablets em sala de aula eram objetos completamente proibidos. No entanto, atualmente, e principalmente após a pandemia na qual ainda estamos inseridos, o cenário será bem diferente.

Facilmente veremos turmas em salas de aulas utilizando esses equipamentos para a realizar uma série de atividades, como leituras, pesquisas e ações interativas.

Esses aparelhos são utilizados para melhorar o engajamento dos alunos e promover aprendizagens mais significativas para a sua realidade. Os jogos, vídeos, animações… Enfim, o mundo digital como um todo tem cada dia mais se destacado na vida das crianças e dos adolescentes.

Analisando por esse prisma a vida dos pequenos, logicamente, a tecnologia não ficará distante de seus afazeres. Não podemos negar que a tecnologia está presente em praticamente todos os aspectos da vida da criança.

Na escola, obviamente, não será diferente. A tecnologia no ambiente escolar ganha um espaço cada vez maior e é a aliada campeã dos professores no quesito: conquistar a atenção e motivação da aula.

Além disso, sua utilização tem muito a acrescentar para a aprendizagem e desenvolvimento dos pequenos.

Se focarmos na Educação Infantil, o “não utilizar” a tecnologia com os pequeninos seria ignorar um aspecto essencial das relações e formas de comunicação moderna.

Porém, é importantíssimo ressaltar a necessidade em respeitar os cuidados e as orientações médicas e pedagógicas para o uso com as crianças menores.

Atentando-se, por exemplo, ao tempo limite de exposição às telas, os tipos de conteúdos utilizados, aplicandose filtros a eles. Dessa forma, a aplicação da tecnologia nesta etapa escolar gerará impactos positivos à aprendizagem da criançada.

Quando o professor utiliza jogos, animações e vídeos como meio de estimular a aprendizagem em sala de aula, a forma como esse estímulo chega ao aluno é bem positiva, pois é uma linguagem mais próxima a que eles já estão acostumados a ver e interagir no dia a dia.

E, por fim, outro ponto positivo ao aplicar a tecnologia à primeira fase escolar é o estreitamento mais intenso da relação afetiva entre o professor e o aluno, e com certeza a troca de experiências que irá acontecer de ambos os lados.