O restaurante Revo Manufactory no fim de 2020 estreou seu novo endereço na Ponta da Praia, em Santos. O chamado Edifício Revo possui três pavimentos, e substitui a antiga garagem na Avenida dos Bancários, onde tudo começou.

Localizado na Avenida Epitácio Pessoa, o restaurante agora oferece também almoço e jantar, com a novidade das pizzas preparadas no forno a lenha, e trouxe de volta o seu famoso brunch de quarta a domingo.

Foto: Érika Martins

Embora o espaço atual seja bem mais amplo, com mil metros quadrados, e a estrutura operacional seja maior, o conceito continua o mesmo. Sob o comando de Vinícius Ferreira, Vitor Ladaga, Paulo Nakai e Nilson Ferreira dos Santos, a Revo se mantém fiel às origens: é uma manufatura que produz quase tudo que é servido na casa, primando pela qualidade dos ingredientes, pelo cuidado no preparo de cada produto, com muita técnica e sem a utilização de conservantes, corantes e pré-misturas.

Tudo começou em 2015, quando um grupo de amigos resolveu fazer uma micro torrefação de garagem, por meio de um crowdfunding. Vitor e Vinícius moravam juntos em São Paulo, e surgiram com a ideia inicial de montar um esquema de venda de café por mailing, parecido com o que viam acontecer com pães artesanais.

Foto: Érika Martins

“Fizemos um business plan para abrir no Itaim, mas era inviável com pouca grana. Achamos um torrador de 15 quilos, em um site de leilão, e compramos. Resolvemos colocar na garagem da casa da minha mãe, em Santos, que tinha uma edícula vazia”, lembra Vitor. Vinicius, que já preparava pães por hobby, resolveu se aprimorar com um curso no San Francisco Baking Institute, na Califórnia.

O estabelecimento foi crescendo de forma tão rápida, que então passou a produzir comidas e outras bebidas, servidas aos sábados e domingos em um restaurante improvisado na casa de um dos sócios. E funcionou: a Revo Coffee virou Revo Manufactory. O estabelecimento, que tinha 15 funcionários na época da garagem, conta hoje com 65 colaboradores.

O novo ambiente é mais informal, amplo, iluminado e arejado. O prédio, com capacidade para 180 pessoas, tem projeto arquitetônico assinado pelo Estúdio Penha, responsável por renomados restaurantes de São Paulo. A decoração do local, com muito verde, metais, vidro e peças garimpadas em construções, remete aos galpões antigos em estilo industrial.

No térreo, um food hall acomoda a padaria, com delícias como os pães de fermentação natural, croissant, tortas e doces; o empório, com cafés especiais vendidos em grãos ou moídos na hora, além de cervejas e vinhos; a cafeteria, onde é possível pedir sanduíches, omeletes e scrambled eggs (ovos mexidos com cogumelo ou bacon) acompanhados de várias versões de cafés, e o salão, nos fundos, onde é servido o almoço e o jantar.

Nos dois outros andares, ficam as cozinhas de produção, confeitaria, estoque, vestiário e maquinários para o preparo dos pães, doces e outras delícias.

O cardápio do almoço é assinado pelo sócio Vitor Ladaga e a carta de drinks é de autoria da mixologista Michelly Rossi, eleita melhor bartender de São Paulo. Outro destaque da Revo é seu já famoso brunch, servido em novos horários, com cardápio renovado e uma proposta mais alcoólica.

REVO Manufactory
Av. Epitácio Pessoa, 737 – Santos
Instagram @RevoManufactory

QUARTA
Padaria 10h – 19h
Brunch + almoço 10h – 17h
Petit brunch 17h – 19h

QUINTA A SÁBADO
Padaria 10h – 21h
Brunch + almoço 10h – 17h
Jantar e pizza 18h – 21h

DOMINGO
Padaria 10h – 21h
Brunch + almoço 10h – 17h
Pizza 17h30 – 21h