Essa época de Natal lembra festa, família reunida, casa decorada, troca de presentes, mesas lindas e cheias de coisas gostosas para comer, não é mesmo? 

E se você está adotando um novo estilo de vida, não precisa se preocupar e nem ficar fora de tudo isso, uma alimentação saudável não significa ter que se privar de momentos deliciosos, como a ceia de Natal. 

Mas atenção: não é porque no Natal tiramos um tempo para pegarmos mais leve que temos que comer em uma noite tudo que não comemos em um ano. O que não pode faltar na mesa além de boa comida é o bom senso, eu sempre digo a importância de buscarmos o equilíbrio, e o Natal é uma boa ocasião para colocarmos isto à prova.

Não estrague a sua noite contando calorias e com a cabeça cheia de culpa achando que na manhã do dia 25 você estará acima do peso e infeliz por causa de uma colher de chocolate ou um prato pequeno com um pouquinho de doces: coma de tudo, mas não tudo. Percebe a diferença? Quem come pouco, come de tudo um pouco!

O conceito de saúde inclui também uma mente saudável. De nada adianta um corpo sarado, com baixo percentual de gordura, se dentro dele não habitar uma pessoa feliz, realizada e equilibrada.

Lembre-se que em uma alimentação saudável cabem, perfeitamente, todos os tipos de alimentos, desde que na quantidade certa.

Comece com um prato de salada: Os ingredientes especiais e os molhos deliciosos fazem delas opções saudáveis e saborosas. Para não deixar de experimentar nada, sirva-se com um pouquinho de cada prato quente. Após comer, avalie se realmente está com fome e precisa repetir o prato. Muitas vezes não estamos mais com fome, e sim com vontade de comer! 

E outra coisa: a ceia sempre sobra para o dia seguinte! Por que não deixar alguns alimentos para experimentar depois?

Na hora da sobremesa: Pegue pequenas porções de tudo que te apetecer! Se possível, comece pelas frutas, depois se sirva um pouco das outras delícias, como pavês, tortas, panetones e sorvetes!