Desde muito cedo Rogério César Martins soube que sua vocação era diferente de sua profissão de formação. Apaixonado por sorrisos, Martins se formou em Odontologia, na Faculdade de Odontologia de Barretos, em 1996, mas já nesta época ele sabia que sua especialidade eram as pessoas.

Presidente da Comissão de Formatura, Presidente do Diretório Acadêmico e Presidente da Semana Acadêmica, descobriu o prazer que sentia em formar times, se comunicar e liderar pessoas em função de um objetivo maior. Ainda assim, em 1997, mudou-se para São Paulo e logo iniciou o próprio consultório, a fim de se aprofundar na prática aquilo em que passou tantos anos se dedicando. 

Porém, não demorou para que o tino comercial aflorasse. Na capital, repleta de oportunidades, ele percebeu uma chance de empreender. “Surgiu uma oportunidade para empreender na instalação de consultórios em empresas de ônibus e assim comecei minha jornada como empreendedor, chegando a ter cinco consultórios em empresas diferentes, porém todas do mesmo grupo empresarial. Foi um início de carreira muito promissor”, conta Martins.

No entanto, como nas histórias de todo grande gestor, passou por muitas dificuldades antes de chegar ao seu atual sucesso como CEO na Blue Med Saúde. Por exemplo, o fim abrupto das empresas em que seus consultórios, já citados, tinham base. 

Obviamente ele se reergueu, mas não sem muito estudo e trabalho. Pós-Graduado em Administração Hospitalar (2006) e com MBA em Gestão de Planos de Saúde (2008). Hoje Rogério mora em Santos com a esposa e os dois filhos. Veio a trabalho, mas não nega que se sente muito mais feliz no litoral, onde, ainda que a vida seja corrida, o lembra de Barretos, sua cidade natal.

“Aqui em Santos redescobri o prazer dos relacionamentos mais próximos, de uma vida mais parecida com a que eu tinha lá em Barretos, de conhecer os vizinhos, o prefeito, os empresários, ter mais tempo pra família e agora com o mundo voltando ao normal, creio que teremos a chance de ter uma vida mais plena ainda”, diz ele sempre entusiasmado com as possibilidades futuras, ainda que afirme viver sempre o máximo possível no presente.

Trabalhando na Blue Med há pouco mais de três anos, Rogério conta que foi em terras caiçaras que encontrou pessoas, que em suas palavras, “amam estar no município, querem juntos comigo construir um sonho, deixar um legado. Não se trata só de metas, ou resultado financeiro. Trata-se de impactar a vida de quem vive ao nosso redor positivamente, seja nosso cliente, nossos parceiros, a sociedade onde estamos inseridos, é sonhar junto”, conta.

E seguindo esta missão, Martins quase triplicou os clientes do plano de saúde da Blue Med, saindo de 34 mil, em 2019, quando assumiu o cargo de Diretor comercial e de marketing, para 95 mil clientes, em 2021, agora como CEO, aos 47 anos.

“Com certeza estamos construindo uma marca que é vista de forma simpática pelos nossos clientes e pela sociedade onde estamos inseridos, mais uma vez um trabalho de equipe e que boa equipe temos aqui”, conta Rogério com orgulho.

Para ele, a principal dificuldade que enfrentou nestes três anos foi superar o atraso na comunicação externa na área da saúde. Neste quesito, para superar os desafios Martins contou com sua experiência de 10 anos como Gerente Comercial (2005 – 2008) e Diretor Operacional (2008 – 2014), cargos para os quais foi convidado a assumir, durante os 23 anos em que morou em São Paulo.

Exaltando a experiência do cliente ele acredita que é possível alcançar muito mais para a empresa ao colocar o ser humano no centro do processo empresarial e focar na impressão que a marca deixa em cada nível do atendimento oferecido ao público. Mas isso não é tudo, ter uma comunicação interna eficaz e entender que uma empresa é feita de gente é essencial para qualquer modelo de negócio.

“Se você tem uma equipe que ama o que faz, que trabalha feliz e os processos estão cada vez mais bem desenhados, você consegue resultados surpreendentes”, finaliza Martins.

Com uma filosofia de vida positiva, Rogério César Martins busca sempre deixar um legado positivo por onde passa, deixando portas abertas e relacionamentos que permanecem para a vida toda, e assim temos certeza que ele ainda tem muito a conquistar.