Celular, computador, tablet, televisão e até kindle…As telas estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Se pararmos para refletir, mais de dois terços dos nossos dias estamos em frente a uma tela, seja para trabalhar ou navegar na internet, em momentos de lazer e descontração.

Se essa já era uma realidade antes da pandemia, depois então, as coisas se intensificaram. Afinal, reuniões e atividades que eram realizadas presencialmente, passaram a ser online. Quanto a isso, pouco há o que fazer, mas como oftalmologista, preciso dar um alerta: o uso prolongado pode provocar a Síndrome Visual do Computador (SVC). 

Os sintomas incluem olhos secos e irritados, visão embaçada, dores de cabeça e pescoço, ardência nos olhos, pálpebras ressecadas. Se você tem sentido um ou mais sinais dessa lista, está na hora de procurar um especialista. 

Os números são tão preocupantes que podem atingir três em quatro pessoas. No entanto, fique tranquilo, há como prevenir. 

Entendo que a rotina pode ser corrida, mas um dos pontos mais importantes é descansar os olhos ao longo do dia. A cada duas horas, durante cinco ou 10 minutos, vá beber uma água, andar, conversar com alguém. Em resumo, faça qualquer atividade que inclua se manter longe de telas. 

Outra dica é ajustar o brilho dos seus dispositivos. Isso vai fazer com que sua leitura seja mais fluída e você força menos os outros. Vale lembrar também que, os aparelhos emitem luz azul, e se ficar em exposição prolongada, especialmente durante a noite, seu sono será prejudicado, já que o cérebro segura a produção de serotonina. 

Algumas lentes filtram a luz azul e são supereficientes até mesmo para quem não tem grau. Servem para proteger e fazem muita diferença para quem passa muito tempo em frente às telas. 

Pode parecer óbvio, mas você também precisa piscar. Estou pontuando isso agora, porque normalmente piscamos entre 15 e 20 vezes por minuto. Enquanto estamos em frente a telas, essa quantidade diminui para seis a oito vezes. Isso faz com que os olhos pareçam mais secos. 

E para finalizar, anote esses conselhos não convencionais – quando falamos em cuidado para os olhos, mas igualmente importantes: cuide da sua saúde de maneira geral, é importante que seu corpo esteja hidratado para manter a lubrificação em dia; pensa na ergonomia, você pode sentir dores no pescoço pela tela estar muito alta ou muito baixa, pois força a musculatura e cansa a visão; controle o uso do ar-condicionado, já que resseca o ambiente e pode afetar os olhos. 

Procure um oftalmologista caso identifique qualquer um desses sintomas e realize essas mudanças no seu dia a dia para prevenir a Síndrome Visual do Computador.