Você sabia que há algum tempo a comunidade LGBTQIA+ era impedida de fazer doação de sangue por conta da orientação sexual? Ainda bem que isso mudou e agora por lei, é proibida a discriminação e qualquer pessoa pode praticar este gesto tão bonito. Pensando nesta conscientização, a Blue Med Saúde lançou a campanha “É amor que corre nas veias” que já circula nas principais emissoras de comunicação, redes sociais e prédios comerciais. 

O objetivo é justamente mostrar que estas pessoas que merecem todo carinho, respeito e têm um direito adquirido. Sendo assim, podem buscar os bancos de sangue das cidades da Baixada Santista para poder doar.  Quem estiver fora da região também pode participar e procurar o local mais próximo. 

De acordo com o CEO da Blue Med, Rogério Martins, a empresa nunca viu distinção entre pessoas e quer incentivar este ato tão importante. “O que importa é a gente salvar vidas, isso está no DNA da Blue Med que é fazer as pessoas viverem mais e melhor. Esperamos conseguir mobilizar as pessoas porque os estoques da região estão bem baixos”.

Para doar, basta preencher os seguintes requisitos:

– ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

– estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;

– pesar, no mínimo, 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;

– não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 1 ano e se for na região genital e língua, só pode 1 ano após a retirada;

– em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;

– não ter tido Doença de Chagas ou Infecções  Sexualmente Transmissíveis (IST);

– quem tiver sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 10 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações; 

– pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid devem esperar 10 dias após completa recuperação e sem o uso de medicamentos;

– se tiver contato com paciente positivo ou com suspeita de Covid, deve aguardar 10 dias após o último contato/término do isolamento;

– aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.

Doe sangue, seu gesto pode ajudar a salvar milhares de vidas!

Blue Med Saúde

A Blue Med Saúde é uma empresa brasileira, que surgiu como um produto diferencial da Alvorecer, e conta com total apoio e a tradição de um convênio que atua desde 1924.

O propósito é oferecer o melhor serviço de saúde às famílias do Brasil, com corpo médico capacitado e atendimento humanizado. Para mais informações da campanha de doação de sangue do público LGBTQIA+, basta ligar para (13) 99740-9393.