Ana Salgueirosa morreu aos 67 anos, em Santos, no dia 7 de março de 2022. Ela estava internada na Santa Casa devido a um câncer de pulmão e recebeu do marido, o cabelereiro Brasil Araújo Augusto, a primeira homenagem. 

“O sentimento é o de agora, mas sei que você estará comigo, juntos como nesses 31 anos, inseparáveis como sempre. Vou ter que reaprender a viver sem você ao meu lado diariamente. Te amo eternamente!”, escreveu ele. 

Apaixonada por moda desde criança, Ana contou com a influência da mãe, professora de trabalhos manuais, para seguir carreira. A convivência no ateliê familiar levou Ana para a administração do negócio, o que posteriormente inspirou a abertura de seu próprio comércio: Ana Salgueirosa Moda, na Rua Firmino Barbosa, Vila Rica, em Santos. 

Inspiração

“Para a Studiobox, Ana nunca foi só uma estilista. Ela sempre foi peça fundamental, veia pulsante da criação artística e criação da própria revista em si. Celebramos juntos os 10 anos da revista, com um ensaio que relembrou o papel dela na minha vida e carreira”, afirmou Maycow Montemor, editor e fundador da Studibox. 

Na edição comemorativa #44, que marcou o aniversário da publicação, Ana Salgueirosa falou sobre a relação com o editor e o sentimento dela em relação à revista. “Eu o conheci bem no comecinho, não me lembro exatamente por intermédio de quem. Mas a gente se deu muito bem. Ele ia bastante à minha loja, conversávamos muito sobre os mais diversos assuntos e a sociedade santista. Ele era meu filhão”, disse na oportunidade. 

Orgulho mútuo

Ana sempre apoiou o sonho de Maycow com a revista. Ela foi uma das primeiras leitoras da Studiobox, guardando com carinho o resultado da dedicação do ‘filho de coração’. “Quando vi pronta a primeira edição, foi um grande orgulho pra mim. Foi muito legal vê-lo realizando o sonho dele, fazendo com garra e vontade tudo que queria fazer”. 

Ao mesmo tempo, Maycow sempre teve tanto orgulho da Ana enquanto empresária, santista e mulher, que a convidou para posar na capa e manteve a estilista como confidente e consultora durante todos estes anos. “Não tinha como eu não me encantar por ela. Uma pessoa incrível, que tem luz própria, não precisa fazer sombra em ninguém para brilhar”. 

Fora dos padrões, a revista surpreendeu a madrinha, que afirmou a facilidade da Studiobox em se reinventar e ‘fazer como nenhuma outra revista da Baixada Santista fez’. 

Como todo bom filho, Maycow sente saudade da ‘mãe’. Mas procura honrá-la com bom trabalho e comprometimento, características em que Ana lhe serviu de exemplo. 

“Conseguir criar algo diferente e ocupar um espaço neste segmento tão saturado em Santos e no País não é uma tarefa fácil. Mas com ela ao meu lado, torcendo por mim, sempre me senti mais inspirado. Agora, preciso encontrar uma nova forma de tê-la me acompanhando nessa jornada, nem que seja por lembranças”, concluiu.