Esse ano nosso inverno chegou em 21 de junho. A influência das temperaturas e das condições de vida na saúde das pessoas é percebida há mais de 2 mil anos. O frio impacta diretamente nosso organismo e nossa saúde bucal, como veremos a seguir.

A primeira coisa que podemos perceber é que nossos lábios ficam mais ressecados e a boca seca, pois no inverno é o ar é mais seco e ainda bebemos menos água, e problemas respiratórios, como rinites e resfriados, são mais comuns fazendo com que a pessoa precise respirar pela boca resultando na “Síndrome da boca seca”.

A xerostomia, ou síndrome da boca seca pode resultar em mal hálito, gengivite, além de aftas. Por isso é necessário consumir, pelo menos, 2 litros de água por dia, mesmo que tenha uma garrafa de água o tempo inteiro com você. Em casos mais incômodos, o dentista poderá indicar produtos específicos para a xerostomia e utilizar um tratamento a laser.

Nessa época temos muitos vírus circulantes, com a covid e a gripe, sendo comum o surgimento de aftas dolorosas podendo se manifestar em indivíduos com o sistema imunológico debilitado. Somada a boca seca, essas aftas podem impossibilitar o indivíduo de se alimentar devido a dor, sendo necessário um tratamento odontológico de apoio com a aplicação de laser e medicação específicas para cada caso.

Quanto aos lábios ressecados e/ou rachados é preciso mantê-los hidratados utilizando protetores labiais ou até um creme reparador, indicado por seu dentista.

Outra constatação é a presença de dores e incômodos nos dentes superiores, devido às crises de sinusite. A Sinusite causa inflamação da mucosa dos seios da face e com isso, as raízes dos dentes da arcada superior podem ser afetadas, resultando em um desconforto e sensibilidade semelhante a dor de dente, então uma boa avaliação é necessária.

No frio os dentes com a dentina ou cemento expostos, devido a retrações gengivais, cáries ou traumas como trincas são mais sensíveis. Isso acontece por conta da grande diferença entre a temperatura ambiente e a do corpo. Uma boa solução é recorrer aos cremes dentais (cremosos) específicos, em conjunto ao uso de escovas de cerdas macias e enxaguantes com protetores do esmalte e da dentina. Outra sugestão é escovar os dentes com água morna e evitar também o choque térmico durante as refeições. Entretanto, para eliminar a dor da sensibilidade o ideal é consultar um dentista que poderá indicar um tratamento ideal para o caso seja à base de laser, periodontal ou até um tratamento de canal (endodôntico), se necessário. 

A chegada do frio exige que o corpo aumente o consumo de energia para conseguir se aquecer, por isso as pessoas comem mais refeições calóricas aumentando o consumo de doces, vinhos, chocolates, massas, que elevam a formação do biofilme (placa bacteriana) e devido a não querer água fria a higiene bucal fica deficitária, o que coloca em risco a saúde das gengivas e dentes, como cárie e gengivite. A gengivite não tratada pode evoluir para uma periodontite, que pode levar a perda dos dentes. Fazer uma profilaxia dental semestral com seu dentista é muito importante.

Leve uma vida saudável, inclua bons hábitos de dieta e de higiene oral na sua rotina diária e visite regularmente o seu dentista! Assim você contribuirá para sua saúde geral, além de garantir um sorriso lindo e saudável.