A busca por informações sobre alimentação saudável e atividades físicas está cada vez maior. Conforme pesquisa realizada pela WW, reconhecida globalmente por seu programa de perda de peso, em parceria com o Instituto Kantar, os objetivos em relação a isso são variados e incluem: aumento de autoestima, cuidado com saúde e bem-estar. 

Foram entrevistadas 14.506 pessoas, entre 18 e 69 anos, em 15 países. Entre os brasileiros, 66% ama o próprio corpo, mas considera que perder peso os ajuda a melhorar a saúde, já 45% percebe que precisa controlar o peso. 

A busca pelo corpo ideal, no entanto, deve ser consciente e com acompanhamento profissional, visto que ainda há muita informação distorcida a respeito de alimentação saudável e exercícios físicos.

A Studiobox separou as maiores dúvidas a respeito e convidou a nutricionista Isabella Giuliani, especialista em emagrecimento, hipertrofia, performance e saúde, e o professor universitário e personal trainer Rodrigo Ramos, pós-graduado em fisiologia dos exercícios, em nutrição esportiva e reabilitação cardíaca, para responder. 

Para ficar em forma, é preciso comer frango com batata doce?

Isabella esclarece que um dos maiores mitos da alimentação é que, para ficar em forma, as pessoas precisam comer sempre as mesmas coisas. “Ninguém consegue ficar por um longo período, por exemplo, só comendo frango e batata doce. Além de ser muito restritivo, não oferecerá os nutrientes necessários para promover qualidade de vida. A dieta precisa ser diversa e também conter alimentos que agradem o paciente para que seja sustentável”, pontuou. 

Além disso, ela lembra que a presença de carboidratos é fundamental em uma dieta eficiente. “Ainda tem gente que acredita que para emagrecer é preciso cortar carboidrato. É preciso comer mesmo que não treine muito ou tão pesado. Caso contrário, a pessoa fica com carência de nutrientes, impacta no funcionamento do intestino pela falta de ingestão de fibras, o cansaço é maior, o estresse também, fora os hormônios desregulados”, comentou.

É preciso comer de três em três horas?

Segundo a nutricionista, na hora de elaborar o cardápio o estilo de vida sempre deve ser levado em conta. “A dieta precisa se adaptar ao estilo de vida e não o contrário. Não adianta prescrever alimentação a cada três horas e não conseguir cumprir isso. Então precisamos entender a quantidade necessária e dividir na realidade. Se a pessoa só consegue comer três vezes ao dia, tudo bem! Mas vamos cuidar para que receba os nutrientes necessários nas refeições”, disse. 

Balança é referência?

Tanto Isabella quanto Rodrigo são enfáticos em dizer que o maior parâmetro para perceber resultados é o espelho. “O peso da balança pode ser alterado caso a pessoa esteja estressada, dormindo mal, no período menstrual… Muitos fatores alteraram o peso”, argumentou a nutricionista. 

O educador físico falou que a balança ajuda quem é sedentário, mas destacou que quem treina deve se atentar à composição corporal sempre: “basta tirar foto ou fazer bioimpedância. A balança não representa uma pessoa”. 

Exercícios cardiovasculares são melhores que musculação para emagrecer?

“Importante ressaltar que a função do treinamento cardiovascular não é gastar calorias. Às vezes, a pessoa passa 20 minutos em uma esteira e gasta 200 calorias. Isso impacta em patavinas. Quando uma pessoa se mata no aeróbio, o corpo entende que não tem comida e manda a massa muscular embora. O emagrecimento quem resolve é a nutricionista. Na academia, construímos massa magra”, explicou Rodrigo.

Pensando em termos estéticos, o profissional ainda lembra que quem faz muito exercício cardiovascular e não faz musculação tende a ficar flácido. 

Treinos online funcionam?

Apesar de já ser praticado há algum tempo, os treinos online ganharam força total durante a pandemia da covid-19. Rodrigo, que deu início a consultoria online em 2018, e hoje possui mais de 8 mil alunos, de 32 países, tem verdadeira expertise quando o assunto é montar treinamentos personalizados para alunos executarem sem um personal presente. 

“Treino online não é milagre, é um trabalho específico para quem já treina. Não dá para pegar alguém sem experiência motora e colocar para treinar sozinho, porque vai se machucar. O treino online é para quem está na academia e faz treino ‘pão com ovo’ e aí sim investimos em um planejamento específico, após uma avaliação detalhada”, explicou.