Os movimentos políticos estão cada vez mais polarizados, esse movimento vem sendo sentido em todo o mundo e geram imensos conflitos (armados ou não) que prejudicam a democracia. As redes sociais também se tornaram um local de ampla discussão e polarização política com ideais cada vez mais estabelecidos. De acordo com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, em 2023 apenas 48% da população global via a democracia como forma preferida de governo. Apesar dos dados alarmantes, a América Latina é a terceira região mais democrática do mundo.  

As discussões baseadas em achismos e fontes não muito confiáveis deixou o debate político raso e sem nexo. Em entrevista à Revista Studio Box (link), a advogada e criadora de conteúdo digital, Bianca Coimbra, comenta que muitas das discussões são limitadas aos conteúdos passados pelas bolhas sociais. “Isso é tão vazio e empobrecido para uma discussão”, argumenta.  

Para ir contra esse movimento, Bianca decidiu criar o quadro “Café com informação”, abordando questões curiosas e necessárias de uma forma que todos entendessem.  

“Começou com o intuito de falar de política de forma simples e não partidária. Pura e simplesmente para que as pessoas possam entender a política” 

Confira o a primeira parte do programa na Íntegra:

Política e bolhas sociais  

As redes sociais nos oferecem uma gama enorme de assuntos, mas é preciso saber em quem e no que confiar. Os algoritmos existem para gerar conforto para o usuário, fazendo com que ele se sinta à vontade e fique ainda mais tempo nas redes sociais.  

Por exemplo, o algoritmo nos acostuma e oferece o que gostamos e curtimos, mas o problema está bem aí. Se consumimos somente o conteúdo de uma pessoa ou de um lado da informação, o entendimento do assunto fica comprometido. Para Bianca o ideal é confundir o algoritmo, assim se consegue diversas fontes sobre o mesmo assunto e dessa forma “o problema não gira em torno de um debate empobrecido”, comenta.   

Discussão Política  

A política faz parte de todos os acontecimentos do nosso cotidiano, por esse motivo é importante estar sempre atento e disposto a entender as discussões, sejam elas no legislativo, executivo ou judiciário. Porém, o entendimento tem que partir do princípio, ou seja, entender as bases e aí sim discutir os assuntos e tomadas de decisões.  

Além do entendimento das bases, as discussões devem ser realizadas durante todo o processo, seja ele no processo eleitoral ou durante o mandado do eleito, somente assim a democracia é exercida.