Desde o primeiro contato com o cliente até o último detalhe na decoração. Se tem uma coisa que as sócias do escritório Amanda Melanna Arquitetos sabem fazer é caprichar. O cuidado já começa na conversa para o briefing do projeto: a escolha das inspirações e estilos, seja para o cantinho de um cômodo até uma casa inteira, tudo cabe e tudo tem propósito nas ideias de Amanda Mehanna, Yasmin Barja e Giovanna Quesada.

Arquitetas experientes, as jovens comandam juntas a empresa desde 2019. Com sede em Santos e atuação nas maiores capitais brasileiras, elencam como maior destaque o design das lojas Ginger, marca da atriz e influenciadora Marina Ruy Barbosa. “Foi um enorme passo na nossa carreira, com grande oportunidade e desafio. A marca já existia, mas de forma online. Nós projetamos lojas nos principais shoppings de São Paulo, do Rio de Janeiro e até o escritório da empresária”, explica Amanda, “O estilo bem próprio ficou evidenciado nos tons de laranja, com uma pegada bem anos 1970, que ficou super diferente e a Marina amou”.

Com tudo multiplicado por três, as sócias conseguem estar presentes em todas as etapas de cada trabalho. Desde a elaboração, até o acompanhamento da obra e a implementação do projeto propriamente dita. “O cliente sempre estará nas mãos das donas do escritório. Somos observadoras e vemos cada detalhe minuciosamente, como se fosse nossa casa. Acredito que seja este o principal diferencial: estamos sempre junto ao cliente e não deixamos nas mãos de terceiros”.

O processo criativo começa pela compreensão dos desejos e das necessidades. “Na entrevista, já visualizamos mentalmente o que podemos realizar. Mas, é claro, também fazemos muita pesquisa de referências. Buscamos em viagens, feiras, eventos… Escolhemos tecidos… No escritório mesmo temos um mostruário enorme! Vamos colocando na mesa e montando um moodboard. Só depois de tudo validado nesta primeira etapa é que fazemos o primeiro desenho em 3D”.

Para Amanda, a melhor parte do trabalho são as peças exclusivas, assinadas pelo escritório. “É isso que torna cada projeto único, diferenciado. Nós curtimos fazer desde mesas de centro, mesas de jantares diferentes, acessórios, marcenaria de cozinha… Essa é uma das nossas marcas e nós adoramos”.

Adeptas dos móveis planejados, a arquiteta explica que, atualmente, não há como pensar em outra possibilidade na hora da criação. “É justamente para encaixar em cada centímetro da casa da maneira mais personalizada e adequada. Sem contar que são produtos de excelente qualidade, com durabilidade, tecnologia específica aplicada, como gavetas de extração total, laterais em metais… Até as pequenas ferragens são pensadas para este projeto, o peso de cada móvel… Por isso é essencial contar com a opção do planejado”.

Parceria de sucesso

Em parceria com a SCA, o escritório Amanda Mehanna projetou um apartamento de 260 m², com surpresas em todos os cantos. “Foi um projeto incrível! Dentro de um dos quartos, nós criamos um armário de portas de vidro que já é lindo por si só. Mas quando você abre duas das portas, ele dá acesso ao banheiro da suíte. Nós temos muito orgulho deste trabalho”.

A empresária conta que a principal missão é fazer os clientes felizes e realizados. E que o começo foi despretensioso, mas com muita organização e trabalho conquistaram o posto de um dos maiores escritórios da região. “Hoje em dia, trabalhamos para diversas construtoras, para clientes finais… Isso nos deixa muito felizes”.

E, falando em projetos, o futuro do escritório também já ganha forma com o talento das profissionais. “Estamos planejando um reposicionamento da marca, para oferecer resultados ainda mais especiais”.