A tradição é algo que está sendo muito comum na política mundial, muitos líderes estão voltando suas atenções a pensamentos de políticas que deram certo há anos. A relação entre a política e a população é algo que, apesar de não parecer, está muito próxima. E é por isso que nos últimos anos estamos percebendo atitudes e pensamentos mais conservadores por parte da população e também dos eleitos.

Normalmente, a população costuma entender essa relação como algo simples e muitas vezes com continuidade. Em entrevista ao programa Studio Box, a economista Olívia Carneiro, conhecida nas redes sociais como Olívia Sensata, comentou um pensamento comum sobre esse tema.

“Via de regra o que as pessoas acreditam é que se fulano está no poder há tanto tempo, é porque fulano é muito bom

Assista na íntegra a entrevista com a Olívia Carneiro:

Uma atitude bem comum no Brasil é votar sempre no mesmo candidato, muitas vezes por conta das promessas ou por ser o partido que a família sempre votou. Porém é necessário entender que a mudança pode ser algo interessante para saber se a ação é positiva ou não na política.

No Brasil, houve uma mudança muito grande nas eleições presidenciais de 2018, ano que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi eleito. Essa eleição quebrou os 16 anos de governo feitos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que após os 4 anos de governo do Jair Bolsonaro, voltou ao poder no Brasil com 50,83% dos votos.

“É da natureza do capitalismo a alternância de poder. As vezes, a gente não vai gostar, mas é importante ter a experiência ruim para a gente saber o que é bom”

Política paternalista

A política paternalista é o nome dado ao Estado que protege e não examina os custos dessa proteção, ou seja, para o país se desenvolver, ele precisa dar tudo.

Olívia explica o paternalismo da seguinte forma: para uma fabrica abrir em algum local do país ela vai ganhar uma isenção de impostos. Porém, essa empresa pode se sentir ameaçada por uma outra fabrica que tem como se virar sem a assistência do governo. Nesse sentido, a empresa que está tendo esse subsídio cobra mais benefícios do governo alegando que se ela fechar milhares de pessoas vão ficar sem emprego, o governo dá esse benefício e assim a roda continua.

Para Olívia a política paternalista não é uma visão moderna para resolver os problemas de um país e isso precisa ser questionado aos políticos e economistas que viram esse sistema dar certo há muitos anos, mas que atualmente, não funciona tão bem.

“Será que a gente quer crescer desse jeito e ficar dependente disso para sempre ou será que a gente não quer se desenvolver de outra forma “