Morar em Santos é ter constante exposição ao sol. E com este cenário vêm as dúvidas: “Qual protetor solar usar?”, “Qual o melhor protetor para pele oleosa?”, “O que devo aplicar nas crianças?” “E para o esporte?”, “Existe algum filtro que não caia nos olhos com a transpiração?”.

Enfim, são muitas as dúvidas e a diversidade de filtros existentes no mercado deixa tudo mais confuso.

Hoje, se fala muito em filtro solar com cor, aquele que tem efeito de base e já caiu no gosto das adolescentes e muitas mulheres, pois encobrem marcas e manchas de pele. Será que funcionam mesmo?

A resposta é SIM, funcionam. Alguns possuem também ativos específicos para tratar a pele, como agentes antioxidantes, nutrientes e até mesmo clareadores, e devem conter proteção igual ou acima de FPS 30.

Roseli Andrade, dermatologista. CRM 91690 | RQE 24843

Outra dica importante é estar atento se têm proteção contra raios UVB e UVA, pois o UVB causa queimaduras, vermelhidão e o UVA é o responsável pelos danos ocasionados nas células.

Se você tem pele com tendência a oleosidade, procure um filtro solar oil free com toque seco ou sérum e efeito mate.

Para o corpo, prefira os filtros em Spray. Os homens adoram, pois são mais fáceis de aplicar, principalmente em áreas com pelos.

Para as crianças, a melhor opção é um filtro KIDS , pois tem maior aderência à pele, maior resistência a água e menor quantidade de produtos químicos, diminuindo assim a chance de alergias. Aqui o ideal é que tenham filtro entre FPS 30 e 50.

E para aqueles que adoram praticar esportes “outdoor”, atualmente, existem filtros com melhor fixação à pele. São mais resistentes ao suor e a água, protegendo a pele do esportista.

Com tantas opções de bons produtos e embasados com a orientação correta, não existem desculpas para não usar o filtro solar ou utilizar filtros inadequados.

Um dermatologista pode te ajudar na escolha do filtro solar mais adequado para sua pele.

Não esqueça de reaplicar com frequência, usar chapéu e ingerir muito líquido!