Presente no mercado há 10 anos, o Grupo Yamam oferece serviços de segurança patrimonial e pessoal, através da Yamam Segurança Patrimonial, e facilities – serviços de portaria, limpeza, recepção, zeladoria, entre outros – por meio da Yamam Serviços Especializados.

Clientes como condomínios residenciais e comerciais, clubes recreativos, indústrias, terminais de carga e transportadoras podem se beneficiar desse serviço essencial, seja para controlar a entrada e saída de visitantes e/ou moradores ou para efetuar a segurança dos locais.

O carro-chefe da empresa é exatamente esse: serviços de segurança e portaria, que contam com a expertise e os conhecimentos do sócio André Freire – obtidos em cursos realizados em Israel e Estados Unidos (SCI e SWAT).

A história começou quando Eduardo Freire deixou a empresa onde trabalhava como gerente financeiro, também do ramo de segurança, e inaugurou a Yamam Serviços Especializados. Logo em seguida, o empresário deu andamento para conseguir as autorizações devidas para abrir a Yamam Segurança Patrimonial.

“Foi sempre um sonho empreender e foi algo que consegui concretizar em 2009. No mesmo ano, meu irmão André se juntou à empreitada e ficou responsável pela área operacional das empresas. Nesses 10 anos, conquistamos uma grande quantidade de clientes, crescendo em dois dígitos em todos os anos desde o início”, orgulha-se Eduardo. Recentemente, o Grupo Yamam ganhou mais um sócio, Marcus Valerius Vallim. Conhecido de Eduardo há 30 anos, quando foram alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército em São Vicente, hoje Vallim é responsável pela área comercial do grupo.

Apesar de serem da Baixada Santista, Eduardo sempre trabalhou na capital paulista, e foi lá que o Grupo Yamam iniciou a sua história. “Em São Paulo tínhamos certeza de que seria mais fácil crescer e, menos de um ano depois da inauguração da nossa sede na Av. Indianópolis, abrimos a nossa filial em Santos. Logo conquistamos um cliente de peso, o Santos Futebol Clube, que nos deu visibilidade na cidade e fez o grupo crescer exponencialmente na região”, conta o empresário.

Mesmo com a crise que o Brasil atravessa, os serviços de segurança ainda são muito procurados, principalmente devido à escalada da violência. Isso, é claro, estimula o surgimento de empresas que não são idôneas e torna ainda mais necessária a busca por uma que seja mais séria e conceituada. Eduardo recomenda sempre solicitar as certidões e alvarás e, quando possível, conhecer a sede da empresa e os responsáveis pelo serviço.

“Concorremos atualmente com empresas clandestinas de segurança, que podem trazer grandes problemas não só para esses maus empresários, mas principalmente para os contratantes que se preocupam apenas com valores abaixo dos praticados no mercado. No futuro, isso pode gerar custos altíssimos – financeiros e criminais”, aponta o empresário.

“Recentemente, em Santos, observamos problemas em casas noturnas que tinham em seu quadro seguranças despreparados, levando problemas seríssimos ao local que fez tal contratação”, alerta.

O grande diferencial do Grupo Yamam é unir mão de obra especializada e tecnologia, o que é cada vez mais importante nesse ramo, pois o ser humano sozinho não tem como fazer um controle total do que está acontecendo no dia a dia. Além disso, a tecnologia dá ao cliente total transparência, tendo em vista que podem também fiscalizar o andamento do serviço de forma on-line.

“Somos pioneiros na implantação de um sistema que agrega o celular ao acompanhamento minuto a minuto dos serviços prestados, principalmente no horário noturno. Controlamos on-line o ponto de trabalho dos nossos funcionários, assim como a ronda, e o cliente ainda pode acompanhar tudo pelo site, com senha”, destaca Eduardo.

Para emergências, o sistema ainda conta com um “botão de pânico” e um controle de alerta vigia, que chama o funcionário em determinados espaços de tempo e pede uma resposta com senha, mostrando que está tudo transcorrendo normalmente. “Isso permite uma supervisão eletrônica 24 horas dos serviços realizados e mantém os vigilantes e porteiros sempre atentos em seus postos de trabalho”, completa.

O treinamento dos colaboradores é um ponto essencial para garantir a qualidade dos serviços prestados, por isso a Yamam conta com um especialista em segurança para treinar anualmente todos os funcionários, de forma personalizada para cada segmento.

O serviço conta ainda com uma equipe multidisciplinar que prepara um Manual de Normas e Procedimentos personalizado para cada cliente. Assim, não só os funcionários da empresa, como os do cliente e moradores (no caso de condomínios residenciais) podem adotar medidas que garantam mais segurança a todos.

Outro diferencial do Grupo Yamam é o CRS (Certificado de Regularidade em Segurança), renovado anualmente por auditoria independente, que poucas empresas do ramo possuem e que atesta a boa saúde financeira e regularidade junto aos órgãos fiscalizadores.